A cerimónia oficial de abertura da campanha será realizada esta terça-feira, 28, às 9h00, na Escola Secundária Carlos Alberto Gonçalves, em São Salvador do Mundo.
Segundo uma nota do ICIEG, o principal objectivo desta campanha é promover o conhecimento sobre saúde e higiene menstrual entre meninas e meninos das escolas secundárias. “Através de rodas de conversa e palestras, pretende-se contribuir para a eliminação de estigmas e tabus relacionados à menstruação, promovendo uma compreensão mais ampla e inclusiva sobre o tema”.
Este evento contará com a presença da presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, da Coordenadora do Programa da Saúde e Adolescência, Belmira Miranda, e da Delegada do Ministério da Educação, Edna Silva.
A campanha, conforme a mesma fonte contará com uma série de acções em diversas escolas secundárias do país, estendendo-se até o mês de Julho. “As actividades incluem rodas de conversa e palestras que abordarão temas relacionados à saúde e higiene menstrual, visando quebrar os estigmas e promover uma cultura de dignidade e respeito”.
“A higiene e saúde menstruais têm se tornado uma preocupação global devido à crescente evidência de que muitas meninas enfrentam dificuldades em gerir os seus períodos com dignidade, por falta de materiais apropriados e conhecimento”, lê-se na nota.
A mesma fonte aponta que a menstruação é frequentemente associada a estigmas sociais, gera vergonha e constrangimento, agravados por barreiras econômicas, impactando negativamente a educação, saúde e igualdade de gênero.
“Entre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, pelo menos sete se relacionam com a pobreza menstrual. A Organização Mundial de Saúde instituiu 28 de Maio como o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, visando promover a educação e atitudes positivas sobre a menstruação”, sublinha.