O ministro do Mar fez esta revelação à imprensa no término da sua visita ao Porto Praia, onde anunciou uma “forte aposta” em infraestrutura gerida pela Enapor, como a ampliação do porto do Porto Novo (Santo Antão), do Porto da Palmeira (Sal), considerados importantes dentro do sistema marítimo portuário cabo-verdiano.
“Estamos a crescer, a tomar conhecimento deste importante sector e, muito brevemente, estaremos a priorizar o sector das pescas, que é também uma área importante…e o que nós estamos a ver há uma aposta na modernização e inovação em termos de gestão”, ressaltou Jorge Santos.
Avançou que neste momento o Governo está determinado na aquisição de novos navios, e numa reforma que passa pela transferência dos transportes marítimos para o Ministério dos Transportes, visando dar centralidade à questão dos transportes marítimos.
“A aquisição dos navios está dentro desta competência e, com certeza que a Enapor está a gerir este projecto importante dos navios que vão ser fabricados para que nós tenhamos um sistema de transportes marítimos cada vez mais eficiente”, explicitou, para esclarecer que o navio Praia d’Aguada vai ser modernizado e transformado numa embarcação mais funcional e adaptável às novas exigências.
“Modernizamos as infraestruturas portuárias, sempre consciente na modernização do aumento de passageiros, de cargas, que se tem verificado, principalmente nos últimos anos. Temos de dar respostas a estas demandas”, afirmou.
A visita do novo ministro do Mar teve o seu início no Armazém, onde Jorge Santos destacou o modelo de pequenas encomendas instituído há um ano e meio pela Enapor, face à simplificação dos procedimentos e da facilitação do desalfandegamento.
Jorge Santos enalteceu ainda os trabalhos levados a cabo nas obras de modernização do Cais de Pesca, as obras de modernização do Cais de Cabotagem, na sua fase avançada, para a criação de melhores condições, pelo que disse ter ficado impressionado com a criação de condições nas instalações que albergam 500 estivadores.