Governo apresenta hoje o Guia do investidor da diáspora cabo-verdiana

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 out 2023 7:53

O ministro das Comunidades, Jorge Santos, informou hoje que esta terça-feira será apresentado, na Praia, o I guia do Investidor da Diáspora Cabo-Verdiana que visa promover a criação de instrumentos legais e oportunidades de investimentos.

O governante avançou estas informações em declarações à Inforpress, tendo realçado que a apresentação do referido guia se enquadra no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalada a 18 de Outubro.

Destacou a importância da celebração da efeméride, que tem como foco principal a valorização da cultura e das comunidades, que têm sido os “verdadeiros embaixadores” dos referidos sectores, realçando que o Governo decidiu dar centralidade à diáspora cabo-verdiana definindo politicas públicas para, cada vez mais, intensificar esses laços.

“Esta terça-feira, teremos a apresentação do Guia do Investidor da Diáspora Cabo-verdiana, isto no quadro do estudo mais amplo, que é o programa de investimento da diáspora que neste momento estamos a trabalhar, tendo em conta a dimensão e a importância que o investimento das nossas comunidades tem em acrescentar valor ao esforço de desenvolvimento nacional”, asseverou.

Conforme explicou, o documento contém um conjunto de informações importantes e de interesse da comunidade cabo-verdiana residente no exterior, uma vez que, enfatizou, está imbuído de instrumentos legais que permitirão aos cabo-verdianos escolherem o melhor investimento que a ser feito em Cabo Verde ou no seu país de acolhimento.

“Esse investimento traduz-se a três níveis, nomeadamente, o nível de contas a prazo que já totalizou, em 2023, 375 milhões de dólares de investimento o que representa cerca de 18,2 por cento (%) do nosso Produto Interno Bruto, mas também investimentos directos em projectos na área do turismo, da industria em diversas áreas que, em 2022, totalizou 4,8 milhões de contos”, explicou.

O ministro das Comunidades acrescentou ainda que a terceira vertente tem a ver com a participação das comunidades nas despesas familiares dos cabo-verdianos, calculada em, aproximadamente, em 7,0% das despesas familiares cabo-verdianas, tendo apontado que a soma total dos três níveis de investimentos é de 34% do PIB.

“As nossas comunidades têm uma historia de ligação com a terra, não só, a nível familiar, cultural, mas também a nível dos investimentos e, neste momento, já é significativo o investimento da Diáspora em Cabo Verde”, declarou, salientando que a diáspora tem peso importante no processo de desenvolvimento do País.

Cabo Verde celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades desde 2005, para relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares, que nasceu a 18 de Outubro de 1867, na ilha da Brava.

Desde então, a efeméride vem sendo assinalada com diversas actividades culturais realizadas a nível nacional e da diáspora.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 out 2023 7:53

Editado porAndre Amaral  em  1 mai 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.