Augusto Veiga assume Cultura, Jorge Santos fica com o ministério do Mar. Evandro Monteiro deixa secretaria de Estado da Saúde

PorExpresso das Ilhas,7 ago 2024 10:01

Saída de Abraão Vicente do governo ‘obriga’ a mudanças. Augusto Veiga vai assumir a pasta da Cultura e Indústrias Criativas e Jorge Santos acumula o ministério das Comunidades com o cargo de Ministro do Mar. Evandro Monteiro também sai do governo e deixa Secretaria de Estado da Saúde para se candidatar à Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo.

“Com a saída de Abraão Vicente do Governo, para concorrer às autárquicas, nomeei, esta tarde, sob proposta do Primeiro Ministro, Jorge Santos, Ministro do Mar, e Augusto Veiga, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas”, anunciou esta terça-feira o Presidente da República José Maria Neves num custo post no Facebook.

Hoje, também através do Facebook, o primeiro-ministro confirmou a saída de Abraão Vicente e a entrega dos ministérios a Augusto Veiga e a Jorge Santos.

"Fiz um ajustamento no Governo com um novo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e um novo Ministro do Mar. Desejo os maiores sucessos ao Augusto Veiga e a Jorge Santos. Vão fazer um grande trabalho", refere Ulisses Correia e Silva.

Mas as alterações à equipa governamental não se ficam por aqui. O Primeiro-ministro anunciou igualmente a saída do Secretário de Estado da Saúde, Evandro Monteiro que se vai candidatar à Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo.

"Agradeço Abraão Vicente e Evandro Monteiro. Deram o melhor deles por Cabo Verde, com competência, trabalho duro e resultados. Agora abraçam novos desafios e nova missão: servir Praia e Santa Catarina do Fogo. Desejo os maiores sucessos aos dois".

Sobre a entrada de Augusto Veiga no governo e a acumulação de pastas por parte de Jorge Santos "são consequência da já anunciada saída de Abraão Vicente do governo para se candidatar à Câmara Municipal da Praia nas eleições autárquicas deste ano".

Augusto Veiga é um empresário ligado ao ramo da música e do espectáculo tendo trabalhado de perto com bandas com os Ferro Gaita e os Tubarões.

É agente musical há cerca de 25 anos e era, até agora, o director-geral da Atlantic Music Expo.

Jorge Santos é um veterano da política cabo-verdiana. Membro da Comissão Política Nacional do MpD e Coordenador das Relações Externas do partido, Santos foi Deputado Nacional, Deputado no Parlamento Pan-Africano da União Africana e Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde. Foi Presidente da Câmara Municipal Ribeira Grande de Santo Antão, fundador e Presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Presidente da Comissão Instaladora da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Presidente da ANMCV. Foi, também, Presidente do MpD, Vice-Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 ago 2024 10:01

Editado porAndre Amaral  em  16 set 2024 17:21