Artigos sobre Cesário Varela
Criar animais para ladrões, uma dor sem remédio e sem esperança – produtores rurais
O roubo de animais é considerado uma “praga” pelos criadores rurais, que enfrentam uma realidade angustiante porque dependente de cada cabeça de gado para o seu sustento. O cenário de insegurança e ameaça de ladrões tem afectado o quotidiano de quem vive da criação de animais, especialmente nas áreas mais afastadas onde o apoio é mínimo e a esperança quase inexistente.
Entre pragas, muita chuva e falta de mão-de-obra
O cenário agrícola deste ano apresenta desafios distintos. Em algumas regiões, a falta de chuvas e a proliferação de pragas, nomeadamente a lagarta- do-cartucho, ameaçam a produção do milho e feijão, enquanto outras enfrentam o excesso de chuvas, causando o apodrecimento das raízes das plantas. O encarecimento da mão-de-obra devido à emigração dos jovens, é um dos desafios que fazem com que haja incertezas quanto à colheita.
“As pragas e a seca do mês de Outubro prejudicaram a produção agrícola” – agricultores
Em jeito de balanço os agricultores destacam que, apesar da abundância de chuvas, no mês de Agosto e Setembro, as pragas e a seca do mês de Outubro prejudicaram a produção deste ano. A colheita foi melhor do que a do ano passado, mas não alcançou as expectativas dos trabalhadores agrícolas.
Apesar das previsões, agricultores preferem esperar antes de arriscar as escassas sementes
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) há possibilidade de uma “boa estação das chuvas e ano agrícola” em 2022. Por esta razão, em algumas zonas rurais da ilha de Santiago já se faz sentir as sementeiras. Entretanto, a falta de sementes tem condicionado este início para alguns que preferem esperar por sinais de que o ano realmente será de boas azáguas.
Só a chuva poderá evitar “uma desgraça” no mundo rural
Previsões são animadoras, mas as gentes do campo preferem ‘esperar para ver’. Situação social e económica é crítica.
mais