Edição 1224

PorExpresso das Ilhas,14 mai 2025 0:00

Destaque de manchete sobre a influência da Inteligência Artificial no mundo de hoje, mas também no papel que pode ter no futuro de Cabo Verde.

A Inteligência Artificial (IA) pode agravar a desigualdade tanto dentro dos países como entre os países. Pessoas e regiões de onde o rendimento é alto terão um benefício desproporcional, enquanto trabalhadores menos qualificados e regiões com poucos recursos correm o risco de ficar para trás. Nações com capacidades avançadas de IA avançam cada vez mais, aprofundando a desigualdade global. No entanto, o futuro não está definido. Se a IA vai aumentar ou reduzir a desigualdade global dependerá das escolhas políticas que se fizerem agora.

Também em destaque está a entronização do Papa Leão XIV.

Na passada quinta-feira, dia 8, no segundo dia do conclave, o mundo assistiu à tão aguardada fumaça branca a emergir da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O escolhido foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que assume agora o nome de Leão XIV. A escolha de Prevost reuniu o consenso necessário de dois terços dos votos, pelo menos 89 dos 133 cardeais com direito a voto, garantindo-lhe o lugar como sucessor de Francisco à frente da Igreja Católica. A missa de entronização do Papa Leão XIV, na qual ele será oficialmente apresentado e empossado, será realizada em 18 de Maio na Praça São Pedro, com a presença de líderes mundiais e fiéis, informou o Vaticano sexta-feira passada.

Na Economia damos destaque ao mais recente Relatório de Política Monetária

que foi publicado, esta segunda-feira, pelo Banco de Cabo Verde.

No documento o banco central indica que o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde deverá manter a tendência de diminuição iniciada em 2024. Projecta-se que, o IDE reduza em média, em 2025 e 2026, em torno dos 11 por cento, lê-se no documento do BCV.

Nesta edição do Expresso das Ilhas falamos, também, de agronegócio.

Localizada na zona de Monte Vaca, perto do Estádio Nacional, na Praia, a UPAPIT – Unidade de Produção Agropecuária, Indústria e Turismo é hoje o resultado de um percurso iniciado em 2013, quando a firma Irmãos Correia adquiriu o espaço da empresa 11.11, nome que ainda rotula o grogue produzido no local. São cerca de 40 hectares de terra onde se cultiva, pastoreia e produz, num sistema circular que tem vindo a expandir-se. Água houvesse, e o empreendimento poderia crescer ainda mais. Da história da empresa às dificuldades, como a escassez de água, falta de mão de obra e os “ataques” das galinhas-do-mato; da produção de grogue aos 5 mil ovos diários, passando pelas apostas futuras. Uma visita que mostra que o campo merece um olhar atento. Afinal, sem o que a terra dá, pouco se sustenta. E como diz a gerência: “O caminho é a terra”.

Na Cultura o destaque vai para o lançamento do livro ‘Em Algum Lugar’ da autoria de Eurídice Monteiro.

A obra encerra a trilogia iniciada com A Ponte de Kayetona e continuada com A Praia dos Amores Clandestinos. A apresentação pública da obra acontece esta tarde, na Livraria Pedro Cardoso, e estará a cargo da escritora Natacha Magalhães e do jornalista Humberto Santos. Eurídice Monteiro é professora universitária, escritora e activista social, com um percurso marcado pelo cruzamento entre pensamento crítico, compromisso cívico e paixão pela palavra.

A ler igualmente os artigos de opinião ‘Valores e princípios inegociáveis no ambiente laboral: a lealdade e os seus trâmites’ da autoria de Lino Magno e ‘Trump e Taxas: perdas para a economia chinesa e América grande de novo’ escrito por João Cardoso.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 mai 2025 0:00

Editado porAndre Amaral  em  14 mai 2025 5:21

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.