Edição 1187

PorExpresso das Ilhas,28 ago 2024 0:31

AVISO aos LEITORES: Informamos que, devido a uma avaria técnica na gráfica, a edição do jornal que deveria estar nas bancas hoje, quarta-feira, não foi publicada. A situação já está a ser resolvida e o jornal estará disponível amanhã, quinta-feira. Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa por qualquer inconveniente.

A polémica em torno dos salários pagos à Primeira Dama volta a merecer destaque de manchete nesta edição do Expresso das Ilhas.

O terramoto político já tem alguns meses, mas as réplicas permanecem e não se sabe quando vão parar. Enquanto se aguarda a decisão do Tribunal de Contas, multiplicam-se as críticas às justificações dadas pela presidência, das mais radicais às menos extremistas. Até porque, segundo o constitucionalista Wladimir Brito, neste processo toda a gente errou.

Por outro lado, o advogado, jurisconsulto, escritor e ex-candidato ao Palácio do Plateau, Casimiro de Pina que tem sido uma das vozes mais críticas ao Presidente da República defende a resignação do Chefe de Estado.

Também em destaque a reportagem sobre a Lei da Paridade em Cabo Verde.

Passados quase cinco anos e um ciclo eleitoral, já não há desculpas para que a Lei da Paridade não seja integralmente cumprida, considera a Rede das Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV). Com as Autárquicas à porta, o momento é de sensibilização para o cumprimento da Lei e suas prerrogativas, fomento da participação feminina, mas também altura de iniciar o debate sobre uma revisão que venha garantir a efectiva Paridade e corrigir as falhas detectadas na actual versão. Entretanto, um dos fenómenos que a Rede quer ver discutido é a Violência Política contra as mulheres, para o qual se pretende criar também um enquadramento legal.

Mas há outra reportagem que também merce destaque nesta edição do Expresso das Ilhas. Neste caso sobre a subida de preços nos mercados de bens de consumo como os legumes e as hortaliças.

A economia doméstica de Cabo Verde enfrenta tempos desafiadores à medida que os preços dos produtos básicos, especialmente os legumes e produtos frescos, continuam a subir. Numa ronda pelo centro da Cidade da Praia, ficou evidente o impacto desta situação nos mercados locais, onde vendedeiras e consumidores estão a sentir o peso da inflação nos seus bolsos.

Na capa desta semana damos destaque ao encontro entre a Câmara de Comércio de Sotavento e a central Sindical CCSL que se reuniram esta terça-feira para discutir o acordo de concertação social, o salário mínimo e a remodelação do conselho de administração do INPS.

Destaque, ainda, para a detenção, em São Vicente, de um advogado suspeito de estar envolvido numa rede de tráfico de droga.

O advogado, foi constituído arguido na “Operação Epicentro” e teve a sua actividade profissional suspensa, por decisão do Tribunal da Comarca de São Vicente. Também está impedido de sair do país e obrigado à apresentação periódica às autoridades. As medidas de coacção foram anunciadas esta segunda-feira, depois da detenção feita no dia 23 pela Polícia Judiciária.

A ler, igualmente, os artigos de opinião ‘Respeito & Igualdade’, da autoria de Paulo Veiga; ‘Direitos Humanos e Situação Laboral nas Forças de Segurança em África’, de José Mendonça Monteiro e ‘Emigração Cabo-Verdiana – História, Realidade e Oportunidade’ de Manuel Brito-Semedo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 ago 2024 0:31

Editado porSara Almeida  em  28 ago 2024 18:00