Joaquina Almeida reage deste modo às declarações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Boa Vista, Alcino Ascensão, que acusa Joaquina Almeida de violar os estatutos da UNTC-CS e destruir a central, com a criação de uma nova organização sindical na ilha das dunas.
“Afirma que a criação de um sindicato é contrária o Estatuto da organização porém, não citou qualquer artigo que pudesse servir de amparo à sua afirmação. Os Estatutos da UNTC-CS não proibem a criação e nem aceitação no seu seio de sindicatos, salvo, em caso de não-aceitação dos dispositivos estatutários da UNTC-CS”, explica.
A responsável da central sindical declara que o sindicalista desconhece por completo os estatutos da central sindical e que o sindicato que Alcino Ascensão dirige está suspenso por não pagamento de quotas.
“Ademais a UNTC-CS tem notado durante a sua presença na ilha que a porta desse sindicato está fechada 24 sobre 24 horas e a UNTC-CS tem recebido denúncias de violações dos direitos dos trabalhadores da Boavista, sem que esse Sindicato tenha a coragem e firmeza de exigir o cumprimento das normas laborais. Consequentemente, no âmbito da Convenção 87, sobre a liberdade sindical, os trabalhadores da ilha organizaram-se e solicitaram apoio à UNTC-CV e criaram um sindicato que melhor defende os seus direitos e interesses”, avança.
A secretária-geral da UNTC-CS aconselha Alcino Ascenção a trabalhar mais em prol dos trabalhadores da Boa Vista, que considera estarem desesperados.