Artigos sobre Tomás Delgado
SIMETEC alega “retrocesso” nas negociações sobre a redução da idade de reforma dos marítimos
Há um retrocesso nas negociações com o Governo para a diminuição da idade de reforma dos marítimos. Isto porque o executivo diz que tudo vai depender da criação do regime de reforma antecipada no sector privado, disse esta segunda-feira, o presidente do SIMETEC.
União dos Sindicatos de São Vicente pede regulamentação de vários aspectos do SOAT
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) alertou hoje para a necessidade de se actualizar a tabela nacional de incapacidades e de se elaborar uma lista nacional de doenças profissionais, no âmbito da entrada em vigor do novo regime jurídico do Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (SOAT).
Sindicatos denunciam “falhas” no atendimento na Delegação Regional do Trabalho em São Vicente
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) denuncia alegadas falhas no funcionamento da Delegação Regional do Trabalho em São Vicente (DRT-SV). Em causa, a falta de recursos humanos para dar vazão às várias solicitações dos trabalhadores e dos empregadores, apontou hoje o líder da organização sindical.
Sindicatos marcam manifestação para 1º de Maio contra aumento do custo de vida
Os trabalhadores de diferentes classes profissionais vão sair à rua para uma manifestação no dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador, em diferentes pontos do país. A decisão do protesto, contra o aumento do custo de vida, foi tomada, hoje, em São Vicente, durante uma assembleia geral que reuniu todos os dirigentes e delegados sindicais na ilha.
Governo e marítimos voltam à mesa de negociações sobre a redução da idade de reforma
A natureza do trabalho e o agravamento da situação de saúde dos marítimos a partir dos 60 anos são alguns dos argumentos apresentados, hoje, pela classe ao Governo, para justificar a necessidade da redução da idade de reforma dos actuais 65 para 60 anos. A questão é política e tem a ver com o impacto financeiro que representa, disse o ministro do Mar.
Sindicatos de São Vicente reivindicam aumento salarial global que reponha "minimamente" poder de compra
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) considera irrisória, injusta e discriminatória a proposta de aumento salarial de 1% a 3,5% para funcionários públicos e pensionistas com rendimentos mais baixos, em 2023. A organização sindical sugere a retoma do processo negocial para um aumento global que “reponha minimamente” o poder de compra, pediu hoje a USV.
Portas arrombadas e sindicatos de São Vicente despejados da sede
As portas foram arrombadas hoje na sede da União dos Sindicatos de São Vicente (USV), para que os oficiais de justiça pudessem cumprir um mandado de despejo emitido pelo tribunal, na sequência de um processo intentado pela Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida. A USV resistiu e não entregou as chaves. Classificou o acto como “vandalismo”.
Sindicatos ameaçam impugnar decisões do último Conselho Nacional da UNTC-CS
Os sindicatos e os membros do Conselho Nacional da UNTC-CS “excluídos” da última reunião extraordinária do órgão prometem impugnar as decisões saídas da reunião extraordinária, realizada no dia 23 de Novembro. Em causa, a violação dos estatutos da central sindical, ao aprovar contas e aceitar pedidos de filiação de um conjunto de sindicatos que “só devem acontecer em reuniões ordinárias”.
Sindicatos de São Vicente condenam o aumento de electricidade a partir de Outubro
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) condenou hoje aquilo que classifica de aumento brutal do preço de electricidade até 37%, a partir de Outubro, conforme anúncio feito pela agência reguladora. A USV quer a intervenção urgente do Governo.
Tomás Delgado acusa Joaquina Almeida de irregularidades na realização de reunião do secretariado nacional da UNTC-CS
Pelo menos dois membros do Secretariado Nacional da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) prometem impugnar qualquer deliberação que saia da reunião do órgão, que terá acontecido esta quinta-feira, em São Vicente. Em causa, a falta de quórum, depois de dois elementos terem abandonado a sala por alegadas irregularidades e atropelos cometidos pela Secretária-Geral, Joaquina Almeida.
União dos Sindicatos de São Vicente demarca-se da manifestação deste sábado
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) demarca-se da forma como se organizou a manifestação agendada para este sábado, 6, apesar de considerar que os direitos dos trabalhadores estão a ser altamente prejudicados, revelou hoje a organização sindical.
Tarrafal de São Nicolau: Governo vai construir um complexo de pesca que permitirá atracação de barcos semi-industriais – ministro
O Governo vai construir um complexo de pesca no Tarrafal de São Nicolau, que permitirá a atracação de barcos semi-industriais, e reestruturar todo o edifício existente no cais de pesca.
Layoff: SIMETEC denuncia alegado atraso do INPS
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Telecomunicações (SIMETEC) denuncia um alegado atraso do INPS no pagamento dos 35% de salário devidos aos trabalhadores em layoff.
Marítimos consideram prejudiciais cenários de reforma propostos pelo INPS
Os trabalhadores marítimos consideram que o estudo de impacto sobre a redução de idade de reforma, apresentado pelo INPS, visa apenas a sustentabilidade financeira do sistema de segurança social, revelou hoje o SIMETEC.
SIMETEC acusa Governo de “manobra dilatória”
O sindicato representativo dos marítimos cabo-verdianos acusa o Governo de “manobra dilatória” para ganhar tempo e não cumprir uma deliberação de há 25 anos, que recomenda a diminuição da idade de reforma da classe. Em causa, o facto de a questão não ter ficado resolvida na última reunião do Conselho de Concertação Social, realizada no dia 14 deste mês.
mais