Artigos sobre marítimos
Reforma antecipada deverá chegar aos trabalhadores do privado. Sindicatos e patrões concordam com medida
Reformas na legislação laboral e protecção social deverão contemplar possibilidade de reforma antecipada para trabalhadores do sector privado. Parceiros apoiam. Pensão será paga com penalização.
SIMETEC alega “retrocesso” nas negociações sobre a redução da idade de reforma dos marítimos
Há um retrocesso nas negociações com o Governo para a diminuição da idade de reforma dos marítimos. Isto porque o executivo diz que tudo vai depender da criação do regime de reforma antecipada no sector privado, disse esta segunda-feira, o presidente do SIMETEC.
Escola do Mar abre quatro cursos e forma uma centena de profissionais
A Escola do Mar, em São Vicente, lança na segunda-feira, 06, quatro cursos ligados à economia azul e que têm como objectivo o aperfeiçoamento de 100 profissionais do sector.
Governo e marítimos voltam à mesa de negociações sobre a redução da idade de reforma
A natureza do trabalho e o agravamento da situação de saúde dos marítimos a partir dos 60 anos são alguns dos argumentos apresentados, hoje, pela classe ao Governo, para justificar a necessidade da redução da idade de reforma dos actuais 65 para 60 anos. A questão é política e tem a ver com o impacto financeiro que representa, disse o ministro do Mar.
“Não aceito a resposta de que não há como descontar e criar uma carreira para os marítimos” – Abraão Vicente
O ministro do Mar desafiou hoje o novo presidente do INPS a criar condições para que os marítimos que trabalham em navios estrangeiros possam descontar para a segurança social em Cabo Verde. Abraão Vicente também pede uma carreira específica para os artistas e criadores nacionais.
Simetec pede inclusão dos marítimos nos grupos prioritários de vacinação
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) pede que os marítimos sejam incluídos nos grupos prioritários do plano nacional de vacinação contra a covid-19.
UCID quer situação dos marítimos resolvida ainda nesta legislatura
A UCID pede que os problemas dos marítimos sejam resolvidos ainda nesta legislatura. O pedido foi feito hoje, em conferência de imprensa, no Mindelo, por João Santos Luís, vice-presidente do partido, que aponta para alguma precariedade no sector.
UCID quer estatuto para marítimos
A UCID pede uma atenção especial aos marítimos cabo-verdianos, que trabalham no país ou no estrageiro. O partido defende a criação de um estatuto da classe. Em causa, os vários constrangimentos por que passam os profissionais, a começar pela necessidade da redução da idade de reforma, de 65 para 60 anos.
"A política de transportes não se resolve por si só"- UCID
A UCID volta a chamar atenção do governo para a situação dos transportes no país, sobretudo aéreos e marítimos. A posição do partido foi expressa numa declaração política, hoje, no parlamento, através do deputado João Santos Luís.
mais