Simetec pede inclusão dos marítimos nos grupos prioritários de vacinação

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,3 jun 2021 17:14

​O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) pede que os marítimos sejam incluídos nos grupos prioritários do plano nacional de vacinação contra a covid-19.

Tomás de Aquino, presidente do SIMETEC, em declarações à imprensa, recordou a importância do trabalho da classe no abastecimento do mercado e na garantia de mobilidade de passageiros entre as ilhas.

“Nesta perspectiva e com a finalidade de preservar a saúde destes profissionais que têm trabalhado abnegadamente para garantir a mobilidade interna de pessoas e bens, mas também o abastecimento das ilhas, durante esta crise sanitária, solicitamos e agradecemos a intervenção dos ministros do Mar e da Saúde junto dos serviços que gerem o programa de vacinação do país, no sentido de os incluir como prioritários nos programas de vacinação em curso. Com a vacinação dos marítimos estaremos a protegê-los e a salvaguardar a saúde de todos que com eles interagem no dia-a-dia”, alerta.

Presente na conferência de imprensa, o chefe de máquinas, João Pires, recorda que a vacinação dos marítimos contra a covid-19 é uma recomendação da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

“É lógico que toda a gente quer ser vacinada, mas há classes e grupos de maior risco. A questão da vacinação da classe marítima é uma recomendação da IMO, da OIT e da OMS e inclusive a IMO já publicou uma lista dos países que estão a cumprir os requisitos recomendados nesta área”, refere.

O SIMETEC indica, como referido, que já foi endereçada carta aos ministros da Saúde e da Economia Marítima, para expor a situação destes trabalhadores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,3 jun 2021 17:14

Editado porSara Almeida  em  15 mar 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.