Artigos sobre Instituto Marítimo Portuário
IMP interdita saída de embarcações de pesca local para o mar nas ilhas de Barlavento
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) anunciou a interdição da saída para o mar das embarcações de pesca local, incluindo botes e pequenas embarcações de boca aberta, devido ao agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas. A interdição é válida para as ilhas de Barlavento.
Santiago e Maio ainda sem ligação marítima devido às condições meteoceanográficas
A CV-Interilhas, empresa que opera no serviço de transporte interno marítimo de passageiros e cargas, viu-se obrigada mais uma vez a interromper as ligações entre as ilhas de Santiago e Maio. O motivo por trás dessa suspensão é atribuído às actuais condições meteoceanográficas que prevalecem na região.
Nos últimos anos, tivemos “uma evolução brutal” na segurança marítima
Ao Instituto Marítimo Portuário (IMP), não sendo uma agência Reguladora, cabe um leque alargado de atribuições, nomeadamente a de regulador técnico do sector. Nesta conversa com o Expresso das ilhas, o PCD, Seidi Santos, fala sobre as principais funções, ganhos e desafios do Instituto, mas também sobre questões conexas como a exportação de marítimos vivenciada por Cabo Verde e a proliferação de actividades turísticas náuticas. Na bandeira da Segurança Marítima, lacunas são apontadas, mormente a falta do sistema de comunicações adequado, mas é assinalada a evolução que o país viveu nos recentes anos, com uma inspecção cada vez mais rigorosa. E dos portos às praias, passando por faróis e equipamentos de mergulho, vários outros temas são ainda abordadas na entrevista a esta autoridade e administração marítima de um país que é quase todo ele mar e orla.
Imprudência dos banhistas e falta de equipamentos são os principais obstáculos à segurança nas praias – nadadores-salvadores
O uso de bebidas alcoólicas e o não cumprimento das regras já provocaram situações de perigo com perdas de vidas humanas nas praias mais populares da capital do país. Nadadores-salvadores consideram a imprudência de alguns banhistas e a falta de equipamentos para responder atempadamente às situações de perigo como os principais desafios para manter a segurança nas praias balneares.
IPC promove seminário sobre “Rotas Culturais e Turísticas vinculadas aos Faróis de Cabo Verde”
O Instituto do Património Cultural (IPC) promove, a partir desta segunda-feira, 22 a 26, um seminário que pretende ser uma introdução ao conhecimento das Rotas e Itinerários Culturais que estão a emergir como um produto do turismo cultural.
Saída para o mar interditada a nível nacional
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) interditou a saída ao mar de pequenas embarcações nas próximas 48 horas, devido às condições do estado do tempo no arquipélago de 22 a 24 Setembro.
IMP interdita saída para o mar de pequenas embarcações de boca aberta
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) alerta para o agravamento do estado do tempo no arquipélago em geral, nas próximas 24 horas,com chuvas e chuviscos a partir da madrugada. O alerta consta de um aviso publicado hoje, no Facebook da autoridade marítima.
IMP alerta que é proíbido utilizar motos de água na Pedra de Doca
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) alertou hoje que é proíbido utilizar motas de água entre Laginha e Pedra de Doca por ser uma área de bastante frequência de banhistas, desde longa data. No caso de incumprimento, a autoridade afirma que irá apreender imediatamente as motos de água e à instaurar o processo contraordenacional.
Nadadores-salvadores da Praia exigem melhores condições de trabalho e apelam à prudência dos banhistas
Entre Julho e Agosto, a Cidade da Praia registou várias mortes no mar, exigindo uma vigilância redobrada por parte dos nadadores-salvadores, que pedem melhores condições de trabalho. Por outro lado, pedem aos banhistas que sigam as orientações dos salva-vidas e que sejam responsáveis no tempo em que estiverem nas praias para evitar que tragédias aconteçam.
Empossados novos membros do Conselho Directivo do IMP
Os novos membros do Conselho Directivo do Instituto Marítimo Portuário (IMP) foram empossados hoje. A nova equipa é liderada por Seidi Pinto Silva Santos. Armando José Teixeira Rodrigues Pires Lopes e Sandra Marques da Silva Leite são os novos vogais executivos
Mar d’Canal renasce. Nova vida do navio custou 2,7 milhões de dólares
Ao longo de quase vinte anos, o Ro-Ro serviu São Vicente e Santo Antão. Os novos proprietários querem regressar à linha mais rentável do país.
Quebra Canela e Prainha passam a ser frequentadas das 6 às 10 e das 16 às 18 horas
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) alargou o horário de frequência das praias de Quebra Canela e Prainha, na cidade da Praia, para o horário das 06h00 às 10h00 horas e das 16h00 às 18h00 a partir deste sábado, 26. Nas praias dos demais municípios os horários mantêm-se.
“É preciso criar uma cultura de segurança virada para a prevenção” - IPIAAM
Seis anos se passaram desde o naufrágio do Navio Vicente. Desde o fatídico dia 8 de Janeiro de 2015, vários passos foram dados para incrementar a segurança marítima em Cabo Verde. Um deles, significativo, foi a implementação do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM).
Quebra Canela e Prainha só podem ser frequentadas das 6 às 8 horas
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) reduziu o horário de frequência das praias de Quebra Canela e Prainha, na cidade da Praia, para o horário das 06h00 às 08h00 horas a partir de hoje, 30 de Abril. A prática de desportos náuticos individuais mantêm-se nas praias autorizadas.
IMP resolve pendências de 62 trabalhadores
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) anuncia a resolução de situações laborais pendentes de 62 trabalhadores, que tinham direitos congelados desde 2015/2016. A medida significa um esforço financeiro de mil contos mensais, disse o vogal executivo do IMP.
Bruma seca condiciona voos inter-ilhas
A TICV (ex-Binter Cabo Verde) alterou os horários de todos os voos de hoje, devido à devido à baixa visibilidade causada pela bruma seca. Os novos horários ainda são provisórios e dependem do evoluir da situação.
IMP interdita saída de pequenas embarcações durante as próximas 24h
São esperadas ondas altas e vento intenso durante as próximas 24h, motivo que levou o Instituto Marítimo Portuário (IMP) a interditar a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e pequenas embarcações de boca aberta.
Mais de 40% das 70 toneladas de combustível já retirados do navio Deimos
As autoridades marítimas nacionais já retiraram mais de 40 por cento das 70 toneladas de gasóleo que estão nos tanques de combustíveis do navio Deimos, encalhado no dia 13 de Novembro no porto de Vale dos Cavaleiros.
Alargado horário de frequência das praias do Sal
As praias do Sal vão poder passar a ser frequentadas das 06h00 às 14h00 a partir de segunda-feira, 12. A decisão foi divulgada ontem à noite, em comunicado, pelo Instituto Marítimo Portuário (IMP).
IMP interdita saída para o mar de pequenas embarcações
O Instituto Marítimo Portuário (IMP) alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas 24 horas, com possibilidade de chuva de intensidade variada, localmente com trovoadas e redução da visibilidade moderada ou má. O alerta consta de um aviso publicado hoje, no Facebook da autoridade marítima.
mais