Artigos sobre Seidi Santos
Nos últimos anos, tivemos “uma evolução brutal” na segurança marítima
Ao Instituto Marítimo Portuário (IMP), não sendo uma agência Reguladora, cabe um leque alargado de atribuições, nomeadamente a de regulador técnico do sector. Nesta conversa com o Expresso das ilhas, o PCD, Seidi Santos, fala sobre as principais funções, ganhos e desafios do Instituto, mas também sobre questões conexas como a exportação de marítimos vivenciada por Cabo Verde e a proliferação de actividades turísticas náuticas. Na bandeira da Segurança Marítima, lacunas são apontadas, mormente a falta do sistema de comunicações adequado, mas é assinalada a evolução que o país viveu nos recentes anos, com uma inspecção cada vez mais rigorosa. E dos portos às praias, passando por faróis e equipamentos de mergulho, vários outros temas são ainda abordadas na entrevista a esta autoridade e administração marítima de um país que é quase todo ele mar e orla.
Edição 1132
A edição desta semana faz manchete com a problemática da Acessibilidade urbana, que continua a ser deficitária. Os desafios persistem para pessoas com deficiência em Cabo Verde e as infra-estruturas urbanas ainda se mostram inadequadas para atender às necessidades específicas desse grupo, tornando a mobilidade uma tarefa desafiadora e muitas vezes impossível.
Imprudência dos banhistas e falta de equipamentos são os principais obstáculos à segurança nas praias – nadadores-salvadores
O uso de bebidas alcoólicas e o não cumprimento das regras já provocaram situações de perigo com perdas de vidas humanas nas praias mais populares da capital do país. Nadadores-salvadores consideram a imprudência de alguns banhistas e a falta de equipamentos para responder atempadamente às situações de perigo como os principais desafios para manter a segurança nas praias balneares.
mais