Artigos sobre cancro

OMS alerta para aumento de casos de cancro na região africana
A directora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, alertou hoje para o aumento do número de casos de cancro, que duplicou na Região Africana.

Remédio usado contra o cancro é 100 vezes mais potente ante a covid-19 do que tratamentos actuais
Um prestigioso estudo internacional prova que um medicamento anticancro bloqueia a multiplicação do coronavírus em células humanas e em ratos. Dados completos do estudo não foram publicados.

Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas
Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direccionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser activado.

Cientista cabo-verdiano reconstitui início da descodificação da informação genética e responde a pergunta com quarenta anos
Jailson Brito Querido publica na Science descoberta fundamental para o desenvolvimento de novos tratamentos contra o cancro.

Cancro mata 300 pessoas por ano em Cabo Verde - INSP
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) reconhece a necessidade de melhorar o diagnóstico do cancro, assim como o tratamento e os cuidados paliativos em Cabo Verde. Em nota emitida no âmbito do Dia Mundial do Cancro, assinalado hoje, o INSP realça que mais de 60% dos cancros são diagnosticados em estado avançado, num país que regista, em média, 300 mortes por ano devido a doença.

BCN e Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Cancro reforçam parceria
O Banco Cabo-verdiana de Negócios (BCN) e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) assinaram na manhã de hoje, um protocolo de parceria.

Cancro da próstata mata entre 40 a 45 cabo-verdianos por ano
Cancro da próstata é a primeira causa de morte por cancro em Cabo Verde com uma média de 40 a 45 mortes nos últimos anos. Embora cada vez mais os homens cabo-verdianos adiram ao rastreio da doença, é preciso mais sensibilização.

Outubro Rosa 2019 tem como palco central a cidade de Assomada
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) anunciou que este ano a marcha do Outubro Rosa terá como palco principal a cidade de Assomada. A concentração será simultânea em todos os concelhos do país, para dinamizar a luta contra a doença.

Morte de criança com cancro: "Fizemos tudo o que era possível" - Ministro
O ministro da Saúde afirma que não houve qualquer atraso na homologação do pedido de transferência para Portugal de uma criança de 4 anos, que morreu sem viajar e sem receber tratamento, afastando responsabilidade no caso.

Enfermeiros do HAN capacitados para reforçarem cuidados oncológicos
Reforçar o cuidado ao paciente oncológico em todas as suas dimensões, desde o diagnóstico ao tratamento, do controlo à reabilitação. É com este propósito que um grupo de 16 enfermeiros do Hospital Agostinho Neto recebe, desde ontem, o primeiro módulo da formação especializada em enfermagem oncológica, anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

215 mil crianças diagnosticadas com cancro todos os anos
Todos os anos, 215 mil crianças, com menos de 15 anos, são diagnosticadas com cancro, em todo o mundo. Cerca de 85 mil pessoas, entre os 15 e os 19 anos, recebem o mesmo diagnóstico.

No Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, INSP debate doença que mata 600 todos os anos
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) reúne-se hoje com vários parceiros, numa mesa redonda, na Cidade da Praia, para reflectirem sobre o cancro que, anualmente, mata cerca de 600 pessoas no país. Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

O cavalo de Troia que causa o regresso do cancro
Investigadores de Barcelona descobriram o segredo das chamadas células tumorais dormentes, DTC na sigla em inglês, e agora têm um novo alvo terapêutico.

A terapia experimental que eliminou a metástase
Um autotransplante de linfócitos funcionou contra os tumores mais letais, embora os especialistas alertem que a técnica ainda está em estágio inicial.

Cancro mata 600 cabo-verdianos por ano
Em Cabo Verde, o cancro – na sua mais diversificada forma -, mata cerca de 600 pessoas por ano, segundo dados do Ministério da Saúde que destacam o cancro da mama, da próstata, do colo do útero e do estômago, como os mais fatais.

Novo teste ao sangue pode detectar oito tipos de cancro em fase precoce
No campo da ciência chegam boas notícias na luta contra o cancro. Há um novo teste de sangue, em fase experimental, que poderá vira a salvar milhares de vidas dentro de alguns anos. De nome Cancer Seek, o teste pode detectar oito tipos comuns de sangue antes que se espalhem, permitindo uma maior possibilidade de tratar a doença.
mais