Artigos sobre ACLCC
Coordenadora pede melhores condições de diagnóstico e tratamento do cancro
A coordenadora Nacional do Programa de Prevenção das Doenças Oncológicas reconheceu que Cabo Verde tem actualmente melhores condições de diagnóstico de cancro, mas defende mais recursos orçamentais visando a melhoria quer do diagnóstico como também do tratamento.
ACLCC chama atenção para os riscos do cancro e a sua vertente psicológica
A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), Cornélia Pereira, voltou hoje a chamar atenção para os riscos do cancro e a sua vertente psicológica, tendo em conta que a tendência é o aumento dos casos.
Pacientes do Serviço de Oncologia recebem kits de higiene da ACLCC
A Associação Cabo Verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) entregou kits de higiene ao pacientes do Serviço de Oncologia do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN). O acto da entrega teve lugar na manhã desta sexta-feira, 29.
CENORF e ACLCC realizam despiste de cancro a pessoas amputadas
O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação (Cenorf) e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) iniciaram hoje um rastreio de cancro de colo do útero, mama e próstata aos amputados da ilha de Santiago.
Ilha do Sal será o palco principal das campanhas de luta contra o cancro
A Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC) lançou, esta sexta-feira, a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul. A presidente da ACLCC, Cornélia Pereira anunciou que a ilha do Sal será o palco principal das campanhas de luta contra o cancro.
Cornélia Pereira reconduzida a presidência da ACLCC
Cornélia Pereira foi hoje reconduzida na presidência da Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), por mais um período de três anos, durante a eleição em que liderou uma lista única.
Outubro Rosa : Pandemia altera nas actividades de prevenção do cancro da mama
Criado para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce sobre o cancro de mama, o Outubro Rosa sofreu este ano modificações devido às medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, as associações não deixaram de realizar as suas actividades, tendo em conta que a prevenção a este tumor maligno que ataca o tecido mamário não pode parar.
Março Mês da Mulher vai incluir actividades para os homens
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) realiza algumas actividades nos mês de Março e Abril, para assinalar Março mês da mulher.
Cancro da próstata mata entre 40 a 45 cabo-verdianos por ano
Cancro da próstata é a primeira causa de morte por cancro em Cabo Verde com uma média de 40 a 45 mortes nos últimos anos. Embora cada vez mais os homens cabo-verdianos adiram ao rastreio da doença, é preciso mais sensibilização.
Diagnóstico tardio coloca cancro de mama no topo da mortalidade feminina
O cancro da mama é, de acordo os últimos dados, o que mais mulheres mata em Cabo Verde, tendo desde 2016 ultrapassado o cancro do colo uterino neste triste ranking. Mortes que poderiam ser evitadas se os casos fossem diagnosticados mais cedo, até porque o cancro da mama, quando tratado precocemente, apresenta elevadas possibilidades de cura. Falta (ainda) alguma auto-consciencialização das mulheres e falha também, de forma mais gritante, o acesso fácil, rápido e financeiramente comportável aos exames de diagnóstico, para todas as mulheres de todo o país. Uma aposta que tem de ser feita, face aos números que se apresentam e que têm uma causa identificada: diagnóstico tardio.
Outubro Rosa 2019 tem como palco central a cidade de Assomada
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) anunciou que este ano a marcha do Outubro Rosa terá como palco principal a cidade de Assomada. A concentração será simultânea em todos os concelhos do país, para dinamizar a luta contra a doença.
Marchar contra o cancro e pela prevenção
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) prepara, em vários pontos do país, uma grande marcha para assinalar a luta contra o cancro da mama.
Mais envolvimento dos sócios, o apelo da presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro
Cornélia Pereira pediu uma maior participação dos membros nas actividades que a organização realiza em prol da prevenção, formação e informação junto das comunidades
mais