Artigos sobre cancro da mama
“Receber um diagnóstico de cancro, não é uma sentença de morte”
Ao longo do mês de Outubro, realiza-se uma série de actividades para assinalar o ‘Outubro Rosa’, com destaque para acções de informação e sensibilização na prevenção do cancro da mama. O Expresso das Ilhas foi conhecer a luta de uma jovem que aos 33 anos recebeu o diagnóstico de cancro de mama e ainda assim se manteve firme para inspirar outras mulheres, com vídeos de dança nas redes sociais.
Edição 1091
Nas vésperas de mais um debate sobre o estado da Justiça o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista com a ministra da Justiça, Joana Rosa.
HUAN realiza com sucesso primeiros ensaios em imuno-histoquímica em Cabo Verde
O Hospital Universitário Agostinho Neto anunciou esta terça-feira a realização, com sucesso, dos primeiros ensaios em imuno-histoquímica, em Cabo Verde, após a instalação de um laboratório de biologia molecular com vista à melhoria do diagnostico do cancro.
Cancro de mama causou a morte 24 mulheres em 2020
A coordenadora nacional do Programa de Prevenção e Rastreio de Cancro, Carla Barbosa, disse hoje, na Cidade da Praia, que Cabo Verde registou, em 2020, 52 novos casos de cancro de mama e 24 mortes.
“Prometo Nunca Desistir”, de Ariana Monteiro apresentado hoje
“Prometo Nunca Desistir”, o primeiro livro de Ariana Monteiro, relata a história de vida da autora e o seu renascer após ter vencido o cancro da mama diagnosticado em Setembro de 2014. A obra será apresentada hoje na Biblioteca Nacional, na Praia.
"Conhecendo o subtipo de cancro da mama prevalente é possível ter uma noção da terapêutica mais eficaz" - Pâmela Borges
Doutorou-se com um estudo sobre telómeros, regressou a Cabo Verde e ajudou a instalar os laboratórios do INSP que fazem os testes PCR de despiste ao SARS-CoV-2. Agora, está em Portugal para traçar o perfil clínico e fenotípico do cancro da mama de mulheres cabo-verdianas.
OMS quer reduzir mortalidade do cancro da mama e salvar 2,5 milhões de vidas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que pretende reduzir a mortalidade provocada pelo cancro da mama em 2,5 por cento por ano até 2040, o que permitirá salvar cerca de 2,5 milhões de vidas.
Cabo-verdianas desenvolvem projectos em prol da saúde pública
O 11 de Fevereiro marca a comemoração do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para 2021, o lema é “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19”. Por cá, em Cabo Verde, perceber o perfil do cancro da mama nas mulheres cabo-verdianas e ajudar os médicos a optimizar os tratamentos, além de aumentar o nível de sobrevivência e uma investigação para combater as doenças transmitidas pelos mosquitos existentes no país são alguns dos projectos desenvolvidos por mulheres cientistas.
Fundação Gulbenkian reforça diagnóstico do cancro da mama no HAN
A Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar Cabo Vede no diagnóstico do cancro de mama, com a doação de um equipamento e consumíveis enviados para o Hospital Agostinho Neto.
Cartoon do Yuran
Cartoon do Yuran H.
Diagnóstico tardio coloca cancro de mama no topo da mortalidade feminina
O cancro da mama é, de acordo os últimos dados, o que mais mulheres mata em Cabo Verde, tendo desde 2016 ultrapassado o cancro do colo uterino neste triste ranking. Mortes que poderiam ser evitadas se os casos fossem diagnosticados mais cedo, até porque o cancro da mama, quando tratado precocemente, apresenta elevadas possibilidades de cura. Falta (ainda) alguma auto-consciencialização das mulheres e falha também, de forma mais gritante, o acesso fácil, rápido e financeiramente comportável aos exames de diagnóstico, para todas as mulheres de todo o país. Uma aposta que tem de ser feita, face aos números que se apresentam e que têm uma causa identificada: diagnóstico tardio.
Destaques da edição 933
Nesta edição especial comemorativa dos 60 anos da publicação do primeiro e único número do Suplemento Cultural e em saudação ao dia Nacional da Cultura, que se celebra a 18 de Outubro, o Expresso das Ilhas distribui hoje, juntamente com o jornal uma edição fac-similada do referido Suplemento. Com esta reedição o Expresso das Ilhas completa assim o ciclo de publicações que representam os marcos fundacionais da literatura moderna cabo-verdiana (Claridade -1936, Revista Certeza - 1944 e Suplemento Cultural - 1958).
Outubro Rosa 2019 tem como palco central a cidade de Assomada
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) anunciou que este ano a marcha do Outubro Rosa terá como palco principal a cidade de Assomada. A concentração será simultânea em todos os concelhos do país, para dinamizar a luta contra a doença.
Auto-exame importante no diagnóstico precoce do cancro
O auto-exame é um dos maiores aliados do diagnóstico precoce do cancro da mama. O procedimento é feito através do toque com as pontas dos dedos. A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) chama a atenção da mulher para a importância de fazer a palpação da mama.
Marchar contra o cancro e pela prevenção
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) prepara, em vários pontos do país, uma grande marcha para assinalar a luta contra o cancro da mama.
Estudo questiona utilidade da quimioterapia na forma mais comum de cancro da mama
Estudo revela que forma mais comum de cancro da mama não diminui com quimioterapia. Outro revela que tratamento do cancro é mais eficaz quando leva em conta características genéticas.
mais