Auto-exame importante no diagnóstico precoce do cancro

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,26 out 2018 15:14

O auto-exame é um dos maiores aliados do diagnóstico precoce do cancro da mama. O procedimento é feito através do toque com as pontas dos dedos. A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) chama a atenção da mulher para a importância de fazer a palpação da mama.

Cornélia Miranda alerta que, à menor suspeita, deve-se procurar orientação médica imediatamente.

“Chamar a atenção das pessoas, principalmente as mulheres, porque o cancro da mama afecta 99% de mulheres e 1% é passível de ser nos homens. O lema [“Cancro da Mama está em tuas mãos. Olha-te ao Espelho”] tem como objectivo chamar a atenção da mulher para fazer a palpação da mama uma semana após a menstruação e se notar algum nódulo ou caroço, automaticamente, dirigir-se às estruturas de saúde. Só com a palpação não é suficiente. Se há alguma anomalia essa pessoa automaticamente deve dirigir-se ao centro de saúde e pedir o apoio de um médico”, alerta.

A líder associativa falava esta manhã, no espaço de opinião do Primeiro Plano, programa informativo matinal, da Rádio Morabeza, no âmbito do Outubro Rosa, que este ano comemora-se sob o lema “Cancro da Mama está em tuas mãos. Olha-te ao Espelho”. Cornélia Miranda reconhece que os pacientes precisam de mais apoios nas estruturas de saúde.

“Os pacientes precisam de mais apoios. Nós temos os dois centros de oncologia, na cidade da Praia e em São Vicente. Se me perguntar se é suficiente, eu digo-lhe que não. Mas acho que há uma preocupação das estruturas de saúde em trabalhar cada vez melhor por forma a minimizar, principalmente, o sofrimento das famílias”, diz.

O Outubro Rosa teve início no dia 9, com várias actividades de sensibilização, informação e educação das pessoas. O ponto alto acontece este domingo, com a realização de uma marcha nacional, com arranque às 9 horas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,26 out 2018 15:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  27 out 2018 11:04

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.