Outubro é o mês da sensibilização para a prevenção ao cancro da mama, o cancro que mais mortes faz entre as mulheres mas que também afecta homens. Por isso, e porque nunca é demais lembrar os passos para se prevenir e homenagear aquelas que lutam contra a doença e as que tombaram perante ela, a ACLCC e parceiros estão a preparar não uma mas várias marchas em simultâneo.
Santo Antão, São Nicolau, Maio, Santiago, Fogo e Brava são as ilhas onde já está confirmado que irão acontecer as “marchas cor-de-rosa” agendadas para Domingo, dia 28, com o lema " O Cancro da mama está em tuas mãos. Olha-te ao espelho".
A ACLCC, que apresenta na tarde de hoje o seu plano Plano Estratégico 2018-2021, tem promovido palestras de sensibilização e exames de rastreio entre as mulheres, com especial incidência sobre as mulheres dos meios rurais. Recentemente, em acção de terreno no concelho de São Lourenço (interior de Santiago) participaram no rastreio, segundo a página da Associação, mais de uma centena de mulheres.
Marcha Contra o Cancro da Mama – 28 de Outubro
Locais de Concentrações, a partir das 09 horas:
Cidade da Praia - Estádio da Várzea
Sto. Antão, Ribeira Grande - Terreiro Povoação
Sto. Antão, Paul - Centro Saúde
S. Nicolau - Praça Ribeira Brava
Maio - Nossa Sra. dos Caminhos
Fogo - Cruz de Passos
Brava - Centro Saúde
Tarrafal de Santiago - Praça Central
Santa Cruz - Câmara Municipal
Calheta S. Miguel - Centro Saúde
Assomada - Praça Assomada
Picos, S. Salvador - Praça Achada Igreja
Órgãos - Mercado Local
S. Domingos - João Garrido