“A dengue acaba de terminar o seu episódio epidémico e a Presidente (do INSP) já fez a declaração hoje da eliminação do episódio de dengue para este ano”, declarou à imprensa à margem margem de uma visita ao Instituto Nacional de Saúde Pública.
Por seu turno a presidente do INSP, Maria da Luz Lima alertou no entanto, que é necessário continuar com as medidas de prevenção, uma vez que os mosquitos continuam a existir e podem voltar a proliferar.
“O mosquito vai se reproduzindo, obviamente que em menor grau, mas continua por aí. Então, se baixar a guarda, as coisas podem voltar ao anterior” reiterou.
O primeiro caso deste último surto da Dengue foi registado em Novembro de 2023.
Nos últimos meses a Dengue afectou várias ilhas do arquipélago e mobilizou as autoridades sanitárias para a adopção de medidas de controlo e prevenção. Em Setembro de 2024, entretanto, o Governo declarou situação de contingência em todo o país, durante dois meses, face ao risco de aumento dos casos de dengue provocados pelas chuvas, que na altura ascendia 6 mil.
O último Boletim Epidemiológico do dia 17 de Fevereiro dava conta de 18.734 casos confirmados, 27.935 casos suspeitos e oito óbitos.
A primeira epidemia da doença no país foi em 2009 com 21.000 casos e seis óbitos, todos na ilha de Santiago.