Primeira vacina contra a malária do mundo vai beneficiar milhões de crianças

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou na terça-feira que a empresa farmacêutica britânica GSK ganhou um contrato para produzir a primeira vacina contra a malária do mundo para proteger milhões de crianças.

Segundo a Xinhua, este contrato histórico, no valor de 170 milhões de dólares, vai disponibilizar 18 milhões de doses da vacina RTS,S nos próximos três anos, potencialmente salvando milhares de vidas jovens a cada ano.

As crianças com menos de cinco anos ainda estão entre as mais vulneráveis à malária. Em 2020, quase meio milhão de meninos e meninas morreram da doença apenas na África – isso é uma morte a cada minuto.

Etleva Kadilli, directora da divisão de suprimentos do Unicef, disse que este facto envia uma mensagem clara aos desenvolvedores de vacinas contra a malária para que continuem seu trabalho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 países têm áreas com transmissão moderada ou alta de malária e a vacina pode oferecer protecção adicional a mais de 25 milhões de crianças a cada ano, caso a oferta aumente.

A vacina contra a malária RTS,S, resultado de 35 anos de pesquisa e desenvolvimento, é a primeira vacina contra uma doença parasitária.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress, Xinhua,17 ago 2022 11:26

Editado porA Redacção  em  7 mai 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.