Vulcanologistas seguem actividade sísmica da ilha Brava

PorExpresso das Ilhas, Lusa,31 out 2023 12:06

Vila Nova Sintra
Vila Nova Sintra

Vulcanologistas estão a acompanhar a actividade sísmica que está a acontecer junto da ilha Brava desde os tremores de terra registados na tarde de segunda-feira, disse hoje o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

“Técnicos vulcanologistas estão a acompanhar a actividade sísmica, que baixou, embora ainda seja de registar alguma actividade”, referiu à margem do debate sobre o estado da Justiça que decorre na Assembleia Nacional.

Os tremores de terra de segunda-feira, com uma magnitude entre 4,0 e 4,5 na escala de Richter, foram sentidos pela população e causaram um ferido ligeiro, acrescentou o ministro, havendo relatos nas redes sociais de fissuras nalgumas construções.

Cerca de 5.500 pessoas vivem na ilha e algumas, ouvidas pela Lusa, contam que alguns residentes preferiram dormir ao relento, com medo de haver novos sismos que pudessem destruir habitações.

Paulo Rocha referiu que há uma equipa do Serviço Nacional de Protecção Civil a caminho da ilha, para se juntar aos trabalhos das autoridades locais.

“A situação é de tranquilidade”, referiu, recomendado que a população permaneça alerta, mas reconhecendo que este é um contexto que os residentes já conhecem.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde, os epicentros dos sismos de segunda-feira localizaram-se entre dois a três quilómetros da costa da ilha, entre as zonas de Vinagre e Aguada.

Cerca de 30 quilómetros a este da ilha Brava está o vulcão da ilha do Fogo, que entrou em erupção, pela última vez, em 2014.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,31 out 2023 12:06

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.