Edição 1059

PorExpresso das Ilhas,16 mar 2022 3:06

Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a Entrevista a Edna Oliveira, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

A digitalização da Administração Pública, em Cabo Verde, está ainda numa fase inicial e apenas uma minoria dos serviços é capaz de um atendimento totalmente digital. Edna Oliveira, ministra que tutela a pasta da Modernização do Estado e da Administração Pública reconhece que a utilização das TIC tem sido feita “de uma forma um pouco desregrada” por não haver uma “estrutura central que defina as prioridades estratégicas do Estado”.

Esta semana fazemos uma viagem pelo que foram os dois anos desde a entrada da pandemia de COVID-19 em Cabo Verde. 

Faz no sábado, 19 de Março, dois anos que o primeiro caso de COVID-19 foi diagnosticado em Cabo Verde. O último ano foi bastante diferente do primeiro, e finalmente vislumbra-se o regresso à “normalidade”, que implica agora lidar com o vírus sem que isso impacte a vida quotidiana. Ao fim deste tempo, o balanço da resposta à pandemia é positivo, confirmado pela alta taxa de vacinação e pela boa evolução da situação pandémica.

Na economia falamos sobre desenvolvimento sustentável e o impacto que pode ter o turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. 

O turismo cabo-verdiano deve diversificar a oferta ou continuará vulnerável aos choques. Esta é uma das ideias defendida no estudo das Nações Unidas sobre o impacto do turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. Os outros dados reforçam o que já se sabia, através das informações fornecidas pelo INE: as ilhas com mais turismo têm um PIB maior, menos desemprego, menos pobreza e mais acesso aos serviços.

Dia 19 de Março assinala-se mais um Dia do Pai e o Expresso das Ilhas foi saber como é ser pai solteiro em Cabo Verde.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a maioria das famílias monoparentais, em Cabo Verde, são chefiadas por mulheres. Entretanto, muitos homens também criam os seus filhos sozinhos ou porque assim o decidiram, ou pelos acontecimentos da vida. E é neste momento que todos os estereótipos caem por terra e a figura do “durão” dá lugar ao lado sensível e protector. Mas, como é ser pai numa família monoparental masculina? Aproveitando o Dia do Pai, o Expresso das Ilhas trouxe as histórias de dois exemplos desses pais que fizeram questão de estar presentes na vida dos filhos após a separação.

Destaque igualmente para a Associação de Defesa do Consumidor (ADECO) que apela para “uma efectiva e eficiente supervisão das actividades económicas”

A presidente da ADECO, Eva Caldeira Marques, afirma que para estancar a escalada da subida de preços resultante da conjuntura internacional e em parte do açambarcamento e concertação entre operadores nacionais, é necessária uma supervisão mais rigorosa das actividades económicas, apelando, por outro lado, a medidas do governo para mitigar o aumento dos preços de bens de primeira necessidade.

Em destaque está, também, a visita oficial de quatro dias do presidente de Angola, João Lourenço, a Cabo Verde.Na bagagem o presidente angolano trouxe um avião para os TACV e promessas de terrenos agrícolas no seu país para serem explorados por Cabo Verde.

Na opinião destaque para o texto de Adriano Miranda Lima com 'O problema não é só com a Ucrânia'.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 mar 2022 3:06

Editado porAndre Amaral  em  16 mar 2022 15:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.