Artigos sobre Walter Rossa
Cidade Velha já tem Plano Detalhado de Salvaguarda
O Plano Detalhado de Salvaguarda (PDS) de Cidade Velha é uma ferramenta abrangente que propõe a protecção dos edifícios históricos e patrimoniais, bem como dos desenhos urbanos e paisagísticos. Financiado pelo Banco Mundial, foi feito por um consórcio que integra uma empresa pública do Governo das Canárias, a Gesplan; uma empresa das Canárias, especializada em gestão do património, a Cultania; uma empresa de Cabo Verde especializada em infra-estruturas, a Sistema; e o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde, o M_EIA. É gerido pelo Ministério das Infraestructuras, do Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através do Instituto Nacional de Ordenamento do Território (INGT), em conjunto com o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.
Só é património aquilo que temos hoje. Património é Presente
Walter Rossa, professor catedrático da Universidade de Coimbra e especialista em Património esteve de passagem em Cabo Verde, a convite do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Mindelo (M-EIA). A visita, que teve como intuito conhecer a realidade patrimonial da Chã das Caldeiras e encetar um brainstorming, ainda que relativamente informal sobre o futuro assentamento da zona, surge num momento em que o M-EIA está já a delinear um seminário/oficina internacional sobre o tema da (re)construção em zonas de risco, a acontecer no próximo ano.
Destaques da edição 880
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o anúncio de Janira Hopffer Almada sobre a decisão de não se recandidatar à liderança parlamentar do PAICV.
mais