Destaques da edição 880

PorExpresso das Ilhas,10 out 2018 6:35

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o anúncio de Janira Hopffer Almada sobre a decisão de não se recandidatar à liderança parlamentar do PAICV.

Uma decisão que, diz Janira, foi tomada “com firmeza e coragem” e que ao não se recandidatar fez a escolha que "melhor serve o Partido".

Também em destaque nesta edição está a Inpharma que comemorou recentemente 25 anos. Uma história que começa em 1993, quando herda da Emprofac a valência de produção de medicamentos. Hoje, passados 25 anos, a Inpharma anuncia o fim de um ciclo e uma nova largada com horizontes mais largos: a anunciada internacionalização vem a par da ampliação da cobertura do mercado nacional.

De visita a Cabo Verde esteve o Secretário de Estado português para a internacionalização. Em entrevista ao Expresso das Ilhas explicou que a visita serviu para acompanhar o investimento português em Cabo Verde e também conhecer oportunidades de investimento em Cabo Verde que possam interessar aos empresários portugueses.

Cibercrime tem também chamada de primeira página nesta edição do Expresso das Ilhas. O final da semana passada foi marcado pelo caso das imagens manipuladas de Janira Hopffer Almada com uso da rede social Facebook para sua disseminação. Tantos os actores políticos como a sociedade, no geral, condenaram o ataque virtual de que a líder da oposição foi vítima e que veio pôr uma vez mais a nu a fragilidade a que todos estamos sujeitos na rede e o empenho que alguns indivíduos colocam no mau uso dos recursos que as tecnologias fornecem sem fazerem caso dos crimes em que incorrem ou ignorando a existência da lei.

Walter Rossa, professor catedrático da Universidade de Coimbra e especialista em Património esteve de passagem em Cabo Verde, a convite do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Mindelo (M-EIA). A visita, que teve como intuito conhecer a realidade patrimonial da Chã das Caldeiras e encetar um brainstorming, ainda que relativamente informal sobre o futuro assentamento da zona, surge num momento em que o M-EIA está já a delinear um seminário/oficina internacional sobre o tema da (re)construção em zonas de risco, a acontecer no próximo ano. Em conversa com o Expresso das ilhas, Rossa refere esta e outras (inter)acções passadas e presentes, que marcam esta parceria de longa data entre instituições, mas o cerne da conversa é Património. Todos os assuntos gravitam à volta disso mesmo, dessa “coisa” por vezes mal-entendida, activo do desenvolvimento sustentável e que é um elemento do presente, vivo e em constante evolução.

Por último, destaque para os textos de opinião de Adriana Carvalho que escreve sobre “O ensino privado na educação: perspectiva histórica”, César Monteiro com “Retratos do Quotidiano Eduarda Vasconcelos: O Ritmo Musical da Ginástica Dançante (parte II)” e a Identidade crioula de José Almada Dias sobre “Desporto, sexismo, racismo e vedetismo no mundo do fair-play e dos milhões”

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 out 2018 6:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 out 2018 3:23

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site