Destaques da edição 883

PorExpresso das Ilhas,31 out 2018 0:27

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque às cisões surgidas na bancada do PAICV após a aprovação da proposta do governo sobre a regionalização.

Filomena Martins, deputada do PAICV. explica nesta entrevista ao Expresso das Ilhas quais as razões que a levaram a votar favoravelmente a proposta de regionalização apresentada pelo governo. Quanto ao desalinhamento de votos no seio da bancada do maior partido da oposição, a deputada garante que “não quis compactuar com um processo mal discutido do ponto de vista político no Grupo Parlamentar do PAICV” e que a direcção da bancada “quis impor um sentido de voto” aos deputados.

Ainda neste número, destaque para o ano agrícola. Mesmo tendo chovido, o sentimento dos agricultores, no interior de Santiago é de que este vai ser um mau ano para a agricultura. A esperança de que as chuvas registadas este ano trouxessem um cenário mais animador para os agricultores e criadores já se desvaneceu. Quem trabalha no sector e acompanha de perto a vida no campo diz sem rodeios: as colheitas estão comprometidas. Pasto, dependendo da zona, há algum. Mas todos falam em racionamento. A água continua a ser o recurso mais cobiçado agora que, comprometida que está a agricultura de sequeiro, cada vez mais famílias se viram para o regadio.

Esta semana há destaque para outra reportagem. Desta vez sobre o cancro e as pessoas a quem esta doença é diagnosticada. Para quem é diagnosticado com cancro, a vida torna-se uma montanha russa de medos, coragem, incertezas e motivação. É uma vivência intensa, quer física, quer psicológica, quer emocionalmente, que afecta não só a paciente como toda a gente ao seu redor. Ora é sabido e reconhecido o impacto que o estado psicológico da mulher tem na sua própria luta contra a doença, mas essa questão ainda tem relativamente pouca expressão institucional quando o assunto é cancro. Outubro Rosa versa sobre prevenção e controlo, mas há também que falar de emoções.

Na política há ainda a destacar a criação das Sociedades de Desenvolvimento Regional. O Governo publicou, na passada quarta-feira, o Decreto-Lei que cria as Sociedades de Desenvolvimento Regional (SDR). Segundo o documento estas serão instituições financeiras, e portanto sob alçada do Banco de Cabo Verde, que terão como função o desenvolvimento regional “em estreita articulação e concertação com o Estado e as respectivas autarquias”.

Também em destaque está a Economia Azul. Em pouco mais de um mês, São Vicente recebe dois eventos ligados ao mar, de olhos postos nas oportunidades que o oceano oferece à economia. Em Outubro, os pavilhões da FIC, no Mindelo, acolheram a Expomar. Em Novembro, a cidade vira-se para a Ocean Week. Com os pés em terra, mas de olhos postos no mar, o Panorama 3.0, da Rádio Morabeza, recebeu especialistas de diferentes áreas, para debater as oportunidades e desafios oferecidos pela economia azul.

Por último destaque para a entrevista com José Tomaz Veiga. Uma história inacabada que será lançado esta quarta-feira, na Praia, é um livro póstumo. O autor, Euclides Fontes, faleceu em Janeiro de 2010, dois meses depois de ter escrito a última frase do livro que termina assim abruptamente. A presente obra abrange o período que vai do início da sua actividade política em 1971 e termina praticamente com o relato e análise das rupturas que ocorreram em 1979 e que ditaram a sua saída do PAIGC e a deixar definitivamente Cabo Verde em 1980.

Como escreve José Tomaz Veiga no prefácio do livro cuja edição organizou, “a descrição e análise dos acontecimentos de então constituem, talvez, a primeira versão não oficial e não alinhada do que ficou conhecido como fraccionismo ou trotskismo”. José Tomaz Veiga recorda nesta entrevista o político de convicções fortes, mas sem ser dogmático, o homem de extraordinária honestidade intelectual e a grande relação de amizade que se prolongou até à morte do autor. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 out 2018 0:27

Editado porAndre Amaral  em  23 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.