​Governo aprova alterações aos estatutos dos oficiais de justiça

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 nov 2025 8:17

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, sexta-feira, que o Conselho de Ministros (CM) já aprovou as alterações ao estatuto dos oficiais de justiça, bem como o plano de carreiras, funções e remuneração deste pessoal.

O chefe do Governo, que falava no encerramento do debate sobre o estado da justiça em Cabo Verde, disse que a aprovação do estatuto dos oficiais de justiça ocorreu esta quarta-feira, 29.

Correia e Silva frisou que as reformas que estão a ser implementadas no sector da justiça, desde 2016, “estão a produzir resultados para uma justiça mais célere, eficiente, justa e mais próxima dos cidadãos”.

“É derivado das reformas da justiça que os magistrados judiciais e do Ministério Público têm hoje um novo estatuto e um Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), que melhora significativamente o seu quadro remuneratório e dignifica a função”, indicou o primeiro-ministro.

Recentemente, em declarações à Inforpress, o procurador-geral da República (PGR), Luís José Landim, manifestou o desejo de ver resolvida a reivindicação destes “funcionários especiais” da justiça.

“A luta dos oficiais de justiça é antiga e justa”, disse o PGR, para quem a justiça “não consegue atingir os seus objectivos traçados se, também, estes funcionários especiais não tiverem os seus estatutos melhorados”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 nov 2025 8:17

Editado porFretson Rocha  em  1 nov 2025 15:43

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.