Brava vai ter barco próprio para ligação com o Fogo em 2026, anuncia PM

PorSheilla Ribeiro,12 nov 2025 10:56

A ilha Brava vai ser dotada de um barco para a ligação dedicada Brava/Fogo/Brava, conforme anunciou hoje o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a sessão parlamentar de discussão e aprovação, na generalidade, da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026.

“O concurso para a aquisição de um barco construído de raiz já foi adjudicado; um outro barco está em processo de aquisição para aumentar a frota; e a ilha Brava vai ser dotada de um barco para a ligação dedicada Brava/Fogo/Brava”, afirmou o Chefe do Governo.

Segundo o Chefe do executivo, os transportes inter-ilhas estão a passar por uma fase de estabilização e vão crescer para responder à demanda cada vez mais crescente.

Ulisses Correia e Silva anunciou ainda que, no sector aéreo, estão em processo de aquisição mais dois aviões ATR, para reforçar o transporte interno e adiantou que o investimento total previsto para os aeroportos internacionais e aeródromos ascende a 70,6 milhões de euros na primeira fase e 118 milhões de euros nos próximos três anos, com impacto directo no turismo e no negócio aéreo.

Entre as obras previstas, encontram-se a modernização do terminal de passageiros e a instalação de sinalização luminosa no aeródromo de São Filipe, no Fogo, e a ampliação dos terminais da Praia, da Boavista e de São Vicente.

No sector marítimo-portuário, Correia e Silva revelou que em 2026 vai arrancar a expansão e adaptação do porto marítimo do Porto Novo para acolher navios de cruzeiros e outros de grande porte, bem como a expansão do Porto Grande do Mindelo para operações de transhipment.

Está igualmente prevista a reabilitação e modernização da CABNAVE, a segunda fase da expansão do Porto da Palmeira e a modernização do porto comercial do Tarrafal de São Nicolau.

“Temos também como objectivo dotar a Praia de um terminal de cruzeiros e a ilha do Fogo de um porto com condições para receber barcos de maior porte, em segurança, em Vale dos Cavaleiros ou noutro sítio que os estudos técnicos recomendarem”, explicou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,12 nov 2025 10:56

Editado porSara Almeida  em  12 nov 2025 19:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.