“O concurso para a aquisição de um barco construído de raiz já foi adjudicado; um outro barco está em processo de aquisição para aumentar a frota; e a ilha Brava vai ser dotada de um barco para a ligação dedicada Brava/Fogo/Brava”, afirmou o Chefe do Governo.
Segundo o Chefe do executivo, os transportes inter-ilhas estão a passar por uma fase de estabilização e vão crescer para responder à demanda cada vez mais crescente.
Ulisses Correia e Silva anunciou ainda que, no sector aéreo, estão em processo de aquisição mais dois aviões ATR, para reforçar o transporte interno e adiantou que o investimento total previsto para os aeroportos internacionais e aeródromos ascende a 70,6 milhões de euros na primeira fase e 118 milhões de euros nos próximos três anos, com impacto directo no turismo e no negócio aéreo.
Entre as obras previstas, encontram-se a modernização do terminal de passageiros e a instalação de sinalização luminosa no aeródromo de São Filipe, no Fogo, e a ampliação dos terminais da Praia, da Boavista e de São Vicente.
No sector marítimo-portuário, Correia e Silva revelou que em 2026 vai arrancar a expansão e adaptação do porto marítimo do Porto Novo para acolher navios de cruzeiros e outros de grande porte, bem como a expansão do Porto Grande do Mindelo para operações de transhipment.
Está igualmente prevista a reabilitação e modernização da CABNAVE, a segunda fase da expansão do Porto da Palmeira e a modernização do porto comercial do Tarrafal de São Nicolau.
“Temos também como objectivo dotar a Praia de um terminal de cruzeiros e a ilha do Fogo de um porto com condições para receber barcos de maior porte, em segurança, em Vale dos Cavaleiros ou noutro sítio que os estudos técnicos recomendarem”, explicou.
homepage






