Um total de 96 agentes de segurança prisional de nível I foram nomeados, de forma definitiva, pela Direção Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, conforme publicado no Boletim Oficial desta quinta-feira, 24.
As nomeações têm efeitos imediatos a partir da data da publicação no Boletim Oficial.
Os encargos salariais destes profissionais para o ano de 2025 serão suportados pelas rubricas orçamentais atribuídas a cada cadeia, nomeadamente Cadeia Central da Praia, Cadeia Regional do Fogo, Cadeia Central de São Vicente, Cadeia do Sal e Cadeia Regional de Santo Antão.
De referir que em Fevereiro deste ano, o Sindicato da Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços Afins (SIACSA) denunciou a precariedade laboral dos novos agentes prisionais ecriticou a demora na nomeação definitiva, dos 99 profissionais formados, por parte do Ministério da Justiça (MJ).
Na sequência, o Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social (DGSPRS), refutou a informação de que os agentes prisionais estejam a enfrentar uma situação de precariedade e acusou o Sindicato de omitir informações à comunicação social.