Artigos sobre Centro Orlando Pantera
“Há condições de produzir mais com o que temos”
As pendências aumentaram no ano judicial 2023/2024, mas a ministra da Justiça não tem dúvidas de que investimentos e iniciativas implementadas ou previstas darão frutos brevemente. “A justiça está em transformação”, observa, destacando que a modernização em curso, que abrange todo o sector, trará ganhos significativos. Num momento em que o Estado da Justiça sobe a debate no Parlamento, Joana Rosa explica a demora na entrada em funcionamento do novo Sistema de Informação da Justiça (SIJ), e ressalta a importância do pacote legislativo que se pretende aprovar, e que contempla, entre outras, a revisão das leis de inspecção das Magistraturas. Abordando as complexidades e deficiências do sistema, a ministra faz também uma análise crítica da produtividade. Estes e outros temas fazem desta grande entrevista, onde se olha o que está mal, o que está bem e se descrevem os caminhos pretendidos para uma melhor Justiça em Cabo Verde.
Tribunal da Praia manda internar dois menores envolvidos em roubo
O Tribunal da Comarca da Praia mandou internar, no Centro Orlando Pantera, dois menores detidos pela Policia Nacional por estarem envolvidos em crimes de roubo e posse de arma de fogo. No total a PN deteve 19 indivíduos, tendo dois ficado em prisão preventiva.
Centro Sócio-Educativo Orlando Pantera: A resposta ao fim da estrada
Vêm um pouco de todo o país e são crianças e jovens em conflito com a Lei. Pelo Centro Sócio-Educativo Orlando Pantera, o único do género em Cabo Verde, já passaram dezenas de adolescentes. Hoje o centro tem um número recorde de 23 educandos, que encontram aqui a resposta possível do sistema ao que “falhou na rua”, lá fora…
Associações partilham experiências sobre promoção da Paz na cidade
Na busca e promoção de uma cultura de paz, onde os jovens têm um papel e voz destacados, o movimento Jovens pela Paz (JpX) realizou no passado dia 4, mais um evento, entre vários que já organizou, com esse desiderato. “Praia mesti Paz” foi o mote da jornada que reuniu testemunhos vários de escolas e diferentes associações. “Todos nós precisamos de paz na nossa sociedade, e ninguém será melhor promotor de paz de que os jovens”, destaca Laura Robalo, dos JpX, apresentando estas jornadas que convidam à reflexão.
mais