Artigos sobre Serviços Prisionais
Responsáveis prisionais trabalham questão de sobrelotação das celas
O Tribunal da Praia decretou prisão preventiva para 44 suspeitos detidos numa megaoperação realizada no bairro Achada de Santo António para combater a criminalidade. Um número que traz à tona a questão de sobrelotação na cadeia central da Praia, mas ao Expresso das ilhas o diretor-geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, garante que estão a ser criadas condições.
Drogas e telemóveis apreendidos na Cadeia Central da Praia
Oito telemóveis e quatro embrulhos suspeitos de serem cocaína foram apreendidos esta quarta-feira, 7, na Cadeia de São Martinho, Praia. A operação ainda decorre e passará a ser regular naquele estabelecimento prisional.
Centro Sócio-Educativo Orlando Pantera: A resposta ao fim da estrada
Vêm um pouco de todo o país e são crianças e jovens em conflito com a Lei. Pelo Centro Sócio-Educativo Orlando Pantera, o único do género em Cabo Verde, já passaram dezenas de adolescentes. Hoje o centro tem um número recorde de 23 educandos, que encontram aqui a resposta possível do sistema ao que “falhou na rua”, lá fora…
Greve dos agentes prisionais suspensa devido à requisição civil
A greve dos agentes prisionais, iniciada esta segunda-feira, 03, foi suspensa devido à requisição civil decretada pelo Governo, que convocou 270 trabalhadores a comparecer no trabalho para assegurar os serviços mínimos nas cadeias centrais e regionais.
Direcção-Geral dos Serviços Prisionais vai abrir processo para averiguar morte de recluso na cadeia da Praia
A Direcção Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social (DGSPRS) informa que vai ser aberto um processo para averiguação interna ao caso em que um recluso terá sido assassinado por um colega na Cadeia Central da Praia.
“A situação nas cadeias do país é normal” - Paulo Tavares
O Director Geral dos Serviços Prisionais, Paulo Tavares, reconhece que há uma superlotação nos estabelecimentos prisionais de Cabo Verde, sobretudo na Cadeia Central da Praia, mas vai dizendo que o rácio guarda prisional/ número de reclusos, embora não seja o desejável, permite manter a segurança nas prisões e garantir ao recluso “o direito de comer, de dormir, de estar seguro para que ninguém o afronte ou cometa qualquer tipo de crime contra ele”.
Destaques da edição 935
Esta semana o Expresso das Ilhas chama a manchete duas entrevistas. A primeira com João Santos, Superintendente da Polícia Nacional e com Paulo Tavares, Director Geral dos Serviços Prisionais e da Reinserção Social.
mais