​Cabo Verde vai passar a trocar informações sobre suspeitos com Estados Unidos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 mar 2023 11:38

Cabo Verde vai passar a trocar informações com os Estados Unidos da América sobre pessoas suspeitas de crimes de terrorismo que entrem no país, conforme memorando de entendimento a assinar hoje, na Praia.

De acordo com fonte do Governo, o memorando de entendimento envolve o Ministério da Justiça e o Departamento de Segurança Interna norte-americano, visando “cooperar como parceiros para preservar a protecção e segurança dos seus territórios”.

O objectivo é negar “entrada nos seus territórios a pessoas não qualificadas para entrar, nomeadamente por motivos ligados a terrorismo, crime ou segurança”, explica o Governo.

O entendimento com o Departamento de Segurança Interna prevê ainda a “provisão de tecnologias adequadas para a troca de dados biométricos”, de forma a “verificar a identidade de passageiros, migrantes, solicitantes de benefícios de imigração, requerentes de asilo ou refugiados, para estabelecer a sua cidadania e o seu estatuto de imigração”.

Também permitirá “determinar os suspeitos, investigados, acusados ou condenados relactivamente a crimes de terrorismo, violações ligadas à imigração ilegal ou delitos que tornem indivíduos inadmissíveis ou passíveis de remoção, em conformidade com as respectivas leis e políticas nacionais”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 mar 2023 11:38

Editado porAndre Amaral  em  17 mar 2023 9:44

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.