Artigos sobre olimpismo
Edição 1073
A entrevista com o PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Programa dos Jogos de LA28
Recentemente vários dirigentes de alto nível internacional destacam que o Comité Olímpico Internacional (COI) está a rever o programa dos Jogos Olímpicos. Depois da inclusão de basquetebol 3x3, BMX, Break Dance, Escalada desportiva, Skate e Surf, os Jogos tornam-se mais apetecíveis aos espetadores mais jovens. Continua a incerteza em torno de desportos atingidos pela crise, como o boxe e o halterofilismo. Contudo outras modalidades poderão ser retiradas do programa dos Jogos Olímpicos no futuro.
Valores Olímpicos em Português
Recentemente, assistimos á noticia de tradução do manual do Olympic Values Education Program (OVEP) para o idioma português. O OVEP Toolkit é um conjunto de livros educacionais, que pode ser acedido gratuitamente no site do Comitê Olímpico Internacional (COI). Esta tradução foi possível devido à iniciativa do professor Nelson Todt (Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e presidente do Comitê brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC)) após reunião com COI, em 2018, na Suíça.
Atletismo: Cabo Verde leva sete atletas à Tunísia em busca de qualificação aos Jogos Paralímpicos Tóquio’2020
Cabo Verde vai ao “Gran Prix” de Tunísia, que se realiza de 15 a 22 de Março, com sete atletas, capitaneados pelos mundialistas Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, dois guias e dois dirigentes/treinadores, procurar a qualificação paralímpica Tóquio’2020.
Políticas de proteção da juventude no Desporto
A Carta Olímpica afirma que o Olimpismo é uma filosofia de vida, exaltando e combinando num todo equilibrado as qualidades do corpo, da vontade e da mente. Misturando o desporto com a cultura e a educação, o Olimpismo procura criar um modo de vida baseado na alegria encontrada no esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.
Caminho incerto rumo a Tóquio2020
No último fim de semana, Cabo Verde teve um início animador e moralizador, com as vitórias e respetivas medalhas de ouro dos atletas Djamila Silva e Alexandre Silva no Open de Dacar de Judo. Este Open marcou o regresso com o pé direito às competições internacionais de Judo para a equipa de Cabo Verde. Neste evento os nossos atletas venceram os seus adversários diretos para a conquista de um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020.
IPC e a Equipa de Refugiados para Tóquio 2020
Nos Jogos Olímpicos de Rio2016 o Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou a presença pela primeira vez de uma equipa de Refugiados. Este foi um momento sublime e grande significado. Na altura de apresentação da equipa oficialmente, choveram elogios de todos os quadrantes do mundo e o COI prontamente confirmou a continuidade deste projeto para Tóquio 2020.
Desporto, amizade e esperança
O Olimpismo é uma filosofia de vida que através do movimento olimpico é regido por 9 princípios fundamentais e 3 valores universais. Os 3 valores do Olimpismo são a amizade, o respeito e a excelência. Coloquei nesta ordem de forma propositada pois só através da amizade e de um profundo respeito devemos poder cultivar a excelência.
A trégua olímpica
Na passada semana, durante a 74ª Sessão da Assembleia Geral (AG) da Organização das Nações, em Nova York, foi formalmente apresentada pelo Presidente do Comité Organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, a resolução da trégua olímpica chamada “construindo um mundo melhor e pacífico através do desporto e do espírito olímpico” que entrará em vigor durante os Jogos de Tóquio, em nome do governo do Japão e do Movimento Olímpico. Este é um momento de enorme importância para o Movimento Olímpico, não só pela declaração de intensões dos líderes mundiais, como pelo facto de a resolução ter um tom bastante simbólico no âmbito do desenvolvimento humano através do Desporto.
Universidade e o desenvolvimento através do desporto
Esta semana foi divulgada pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a abertura de várias novas pós-graduações de mestrado para o ano letivo de 2019/2020. Uma delas, deu-me uma plena satisfação de constatar, pois diz respeito ao Mestrado de Gestão das Organizações Desportivas.
Olimpismo e alterações climáticas
Na semana da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorre igualmente a cimeira da juventude, dedicada à ação climática na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Nesta cimeira, jovens ativistas (como é o caso da adolescente sueca Greta Thunberg), através deste fórum intergeracional, poderão falar diretamente com líderes políticos de todo o mundo.
Amílcar Cabral e o Olimpismo
Setembro é o mês em que se comemora o nascimento de Amílcar Cabral. Uma figura marcante na independência de Cabo Verde e da Guiné Bissau e que sempre foi visto pelos seus pares como um pensador que estava à frente do seu tempo. Esta característica é partilhada pelo fundador do movimento olímpico da era moderna - Pierre de Coubertin.
Presidente do Comité Olímpico Internacional visita Cabo Verde em Novembro
O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, visita Cabo Verde a partir de 11 de Novembro, no âmbito de uma digressão a países africanos, anunciou hoje o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
Olimpismo em Ação
Decorreu, de 5 a 6 de outubro, à margem dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, o Fórum Olimpismo em Ação. Esta iniciativa promovida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) teve a inextensão de dar corpo à visão de construir um mundo melhor através do Desporto.
mais