Artigos sobre Comitê Olímpico Internacional

Kirsty Coventry é primeira mulher e primeira africana eleita presidente do COI
A ex-nadadora olímpica do Zimbábue, Kirsty Coventry, foi eleita nesta quinta-feira, 20, a nova presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira mulher e a primeira africana a assumir o comando da entidade. Coventry, de 41 anos, venceu a disputa entre sete candidatos na 144.ª Sessão do COI, realizada na Grécia, e sucederá Thomas Bach a partir de Junho de 2025.

Comité Olímpico Internacional quer lançar Jogos Olímpicos de eSports
O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje estar a "estudar a criação de uns Jogos Olímpicos de eSports", tendo formado uma comissão específica para avaliar a viabilidade de incluir videojogos de competição na “família” olímpica.

Os desafios da carreira olímpica
Cabo Verde tem uma rica história olímpica. Uma história rica não pela quantidade de medalhas, mas sim pelo esforço individual de cada atleta. A maioria, ilustres desconhecidos no país, apesar de levarem o nome de Cabo Verde às competições internacionais. Para o Comité Olímpico Cabo-Verdiano (COC), o país evoluiu em termos participativos, mas, admite que é preciso melhorar o ambiente desportivo.

Transgéneros e o Desporto
Laurel Hubbard fez história ao tornar-se a primeira mulher abertamente trans a competir nos Jogos Olímpicos. Esta aparição da neozelandêsa foi alvo de intensa atenção mediática nos últimos meses.

Os Jogos Atípicos de Tokyo 2020
No dia 23 de julho de 2021, pelas 20:00 horas locais de Tokyo, Japão (10:00 h de Cabo Verde), eclodiu a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos da XXXIIª Olimpíada, apesar das reticências e incertezas que têm ensombrado este evento durante os últimos dois anos em período de plena pandemia.

Tóquio 2020: Ginasta Márcia Lopes já se encontra no Japão para fechar a participação de Cabo Verde no Jogos Olímpicos
A ginasta Márcia Lopes já se encontra no Japão para fechar a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorrem de 24 de Julho a 08 de Agosto naquele país asiático.

Jayla Pina falha semifinal na natação
A nadadora cabo-verdiana Jayla Pina alcançou hoje a terceira posição nos 100 metros bruços na estreia de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Tóquio, apesar do bom desempenho não conseguiu passar para a semifinal.

Jordin Andrade estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Cabo Verde terá mais um atleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Trata-se do atleta Jordin Andrade, 400 metros barreiras, que é convidado do Comité Olímpico Internacional (COI).

Reeleição de Thomas Bach no COI
Dia 10 de Março de 2021 fica na história do movimento olímpico como a data da reeleição de Thomas Bach como Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) para o seu último mandato de 4 anos. O atleta, medalha de ouro olímpica em esgrima nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, foi reeleito com uma esmagadora maioria de votos (obteve apenas um voto contra). Realizou uma candidatura isolada a um novo mandato como líder do movimento Olímpico.

(Re)nova(da) Agenda 2020+5 para o Movimento Olímpico
Esta semana o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou a aprovação em sede de sua comissão executiva, um novo roteiro estratégico chamado de Agenda Olímpica 2020+5. Esta agenda irá ser levada a aprovação na próxima sessão do COI a decorre de forma virtual de 10 a 12 de março de 2021. Esta apresenta 15 recomendações que orientarão o COI e o Movimento Olímpico para os próximos cinco anos (até 2025). As recomendações baseiam-se nas principais tendências identificadas pelo COI como suscetíveis de serem decisivas no mundo pós-pandemia.

Interferência governamental na autonomia do Desporto
O Desporto e Movimento Olímpico vivem um momento controverso com os últimos acontecimentos na Bielorrússia. O Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a investigar supostos casos de discriminação contra atletas da Bielorrússia por causa de seus posicionamentos políticos, após ter começado a receber denúncias. Este país de leste europeu está a passar por uma intensa crise política que iniciou depois das eleições do dia 9 de agosto, na qual garantiu mais um mandato para Alexander Lukashenko.

Senegal: Jogos Olímpicos da Juventude adiados para 2026
O Comité Olímpico Internacional acatou a proposta do presidente da República do Senegal, para o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de 2022 para 2026, face “às responsabilidade e à preocupação com a eficiência imposta pelas circunstâncias actuais”.

Saudação Black Power nos Jogos Olímpicos de 1968
A regra 50 da Carta Olímpica do Comité Olímpico Internacional (COI) foi colocada novamente em discussão. Esta regra declara que "nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais ou outras áreas olímpicas”. Esta discussão está acesa pelo posicionamento da organização Global Athlete numa carta aberta ao COI e Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Integridade no desporto
O tema da integridade no desporto regressa á agenda devido aos recentes avanços no tribunal de Paris, onde o ex-presidente da Federaçao Mundial de Atletismo - Lamine Diack, o seu filho e outros quatro elementos estão a ser julgados pelo envolvimento em pagamentos ilícitos relacionados a casos de doping na Rússia.

Comité Olímpico Cabo-verdiano celebra Mês Olímpico nas plataformas online
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) vai celebrar Junho, o Mês Olímpico com uma campanha nas suas plataformas digitais, denominada “Unidos Pelo Espírito Olímpico”.

Disrupção com a crise no movimento Olímpico
O Movimento Olímpico vive neste momento uma crise, sendo um dos fatores agravantes a pandemia do COVID19. Contudo, não é a primeira vez que o movimento olímpico se encontra em crise. Poderemos encontrar no passado diferentes desafios e a forma como foram ultrapassados. Apenas considerando o passado, teremos possibilidade de projetar um promissor futuro e que não se entregue ao mesmo ciclo de erros passados.

A mudança inevitável no desporto
Numa altura em que vivemos circunstâncias incomparáveis e que estão a afetar todos os continentes do planeta, assistimos igualmente ao surgimento de uma onda de criatividade e resiliência das pessoas envolvidas no sistema desportivo. Existem equipas de gestores no desporto a completar semanas de isolamento e ainda assim a trabalhar no desenvolvimento do sistema desportivo. Eles estão a tentar, dia após dia e hora a hora, descobrir como manter tudo à tona.

Tóquio2020: Jogos Olímpicos entre 23 de Julho e 08 de Agosto de 2021
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão realizar-se entre 23 de Julho e 08 de Agosto de 2021, praticamente um ano depois das datas previstas, anunciou o presidente da comissão organizadora japonesa, Yoshiro Mori.

FIFA pondera aumentar limite de idade no Torneio Olímpico
O Comité Olímpico Internacional confirmou o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 para 2021. Uma medida preventiva devido à pandemia de COVID-19.

PRESIDENTE DO COI JUSTIFICA ADIAMENTO: «TRATA-SE DE SALVAR VIDAS»
Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, disse na passada terça-feira, depois de acordado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, não querer para já pensar nas consequências financeiras de não realizar a competição, que começaria a 24 de Julho.
mais