Em 2018, dois professores e investigadores portugueses da Faculdade de Belas Artes do Porto, Mário Bismarck e Sílvia Simões, acompanhados de dois estudantes deslocaram-se a Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, onde o governo de Cabo Verde através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação em parceria com o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Mindelo (M-EIA) desenvolveu com a população local um programa de reassentamento urbano, de superação da calamidade provocada pela erupção do Vulcão do Fogo, em 2014.
Da estada da equipa portuguesa resultou o presente livro que reúne desenhos realizados pelos dois professores e estudantes portugueses, por Leão Lopes, reitor do M-EIA e por crianças da comunidade.
As fotografias compiladas no livro fazem-se acompanhar de textos redigidos pelos autores que elucidam os diferentes olhares sobre as realidades captadas.
A apresentação da obra estará a cargo de Leão Lopes e do pintor e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, José Paiva, que inaugura no lançamento uma exposição de desenhos da sua autoria.