Livro “Desenhar Chã” é apresentado hoje no Mindelo

PorExpresso das Ilhas,29 out 2020 10:12

“Desenhar Chã”, que será apresentado hoje na Galeria Alternativa no Mindelo, resulta de desenhos realizados por Leão Lopes, por dois professores e estudantes universitários portugueses e crianças de Chã das Caldeiras.

Em 2018, dois professores e investigadores portugueses da Faculdade de Belas Artes do Porto, Mário Bismarck e Sílvia Simões, acompanhados de dois estudantes deslocaram-se a Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, onde o governo de Cabo Verde através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação em parceria com o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Mindelo (M-EIA) desenvolveu com a população local um programa de reassentamento urbano, de superação da calamidade provocada pela erupção do Vulcão do Fogo, em 2014.

Da estada da equipa portuguesa resultou o presente livro que reúne desenhos realizados pelos dois professores e estudantes portugueses, por Leão Lopes, reitor do M-EIA e por crianças da comunidade.

As fotografias compiladas no livro fazem-se acompanhar de textos redigidos pelos autores que elucidam os diferentes olhares sobre as realidades captadas.

A apresentação da obra estará a cargo de Leão Lopes e do pintor e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, José Paiva, que inaugura no lançamento uma exposição de desenhos da sua autoria. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 out 2020 10:12

Editado porAndre Amaral  em  3 ago 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.