Destaques da edição 885

PorExpresso das Ilhas,14 nov 2018 1:22

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao último Diagnóstico do Banco Mundial: Plano de negócios com a IcelandAir obriga governo a comprar aviões.

Acordo que o governo tem mantido debaixo de um véu de segredo prevê que seja Cabo Verde a comprar os aviões que vão ser integrados na frota da TACV, diz estudo elaborado pelo Banco Mundial. O custo da operação não está determinado “mas certamente que vai aumentar ainda mais o stock da dívida”, diz a instituição.

Também neste número, Miguel Frasquilho, PCA da TAP: A solução para a economia cabo-verdiana é a internacionalização. Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP, esteve em Cabo Verde, como orador convidado da conferência internacional “Como construir empresas de Sucesso no actual contexto Económico Mundial”. Com uma larga experiência tanto no sector público como no sector privado – foi deputado eleito pelo PSD, Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, presidente da AICEP Portugal Global, professor universitário – o economista falou com o Expresso das Ilhas sobre o crescimento do arquipélago, sobre a nova geopolítica mundial e também, claro, sobre a TAP e as estratégias da companhia para o futuro.

Abertura do Ano Judicial: Presidente da República encoraja olhar “microscópico” sobre o sistema de Justiça. Apurar responsabilidades lá, onde algo ou alguém falha, evitando que estas fiquem diluídas no colectivo, é um dos apelos que se destacam no discurso do Presidente da República na abertura do ano judicial 2018/2019. Um outro chamado é a necessidade de “instrumentos com capacidade de denunciar rapidamente as anomalias no sistema”, por forma a corrigi-las com celeridade. Trata-se no geral de fomentar um olhar “mais microscópico, mais particular” sobre o sistema de Justiça, que permitirá melhorar o seu desempenho aponta o mais Alto Magistrado da Nação.

Educação e qualificação: Um investimento sem retorno. Cabo Verde tem, ao longo dos anos investido na educação, e assinala conquistas como, entre outras, uma taxa de quase 100% de crianças matriculadas no ensino primário. Mas apesar desses avanços o cenário é bastante negativo e a qualidade do ensino e qualificação dos recursos humanos não satisfaz. Os dados e análises assim o mostram e estão plasmados no documento informativo do “Projecto de Desenvolvimento da Educação e das Qualificações”, financiado pelo Banco Mundial.

Conferência internacional: Os caminhos para o sucesso empresarial. O Instituto Piaget recebeu a conferência internacional “Como atingir o sucesso empresarial no actual contexto económico mundial”, organizada pela Believe Group, empresa de consultoria portuguesa com presença em nove países, incluindo Cabo Verde, e quatro continentes. Um evento enquadrado no âmbito da XXII Edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), que decorre entre os dias 14 e 18 deste mês. O Expresso das Ilhas mostra as frases-chave da abertura.

Na cultura, Leão Lopes: “A nossa literatura poderia ser o embrião de uma escola de ficção para o audiovisual”. Assinalou-se a 27 de Outubro o Dia Mundial do Património Audiovisual, uma semana depois o Dia Mundial do Cinema e daqui a uma semana será comemorado o Dia Mundial da Televisão. Estas três efemérides deram o mote à entrevista com o realizador, escritor, artista plástico e professor Leão Lopes que lança um olhar demorado sobre o cinema e o audiovisual em Cabo Verde. “Acho que deveríamos estar num outro nível. Estamos assim por via de falhas de visão política”, aponta o realizador.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, De sapatada a socos; de César Monteiro, Tonecas Marta: A força de uma voz melodiosa no fulgor do tempo; e regressa o cronista-marinheiro Manuel Brito Semedo, já não com o Falucho, mas com o Porto Memória, e a primeira reminiscência é Os Seiscentistas.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 nov 2018 1:22

Editado porDulcina Mendes  em  15 nov 2018 8:03