Doze anos de cadeia para ex-subgerente da Caixa Económica

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 jan 2019 7:15

O juiz Manuel Andrade, considerou ter ficado provado um crime de burla informática e um outro de abuso de confiança agravado, pelo qual Heriberto foi condenado ao mesmo número de anos de cadeia.

O Tribunal de São Vicente decretou hoje 12 anos de prisão ao ex-subgerente da Caixa Económica de Cabo Verde, no Mindelo, Heriberto Rodrigues, que deverá ainda indemnizar a instituição financeira no montante de 72 mil contos.

No rol dos crimes que Heriberto Rodrigues estava a ser julgado, o juiz afirmou ter ficado provado mais um crime de falsificação de documentos continuado.

Ficou, contudo, absolvido do crime de lavagem de capitais, de que vinha acusado.

Os três crimes poderiam ter ditado uma punição mais grave de 15 anos de prisão, contudo feito o cúmulo jurídico a pena ficou estabelecida em 12 anos de cadeia.

“Pareceu-me uma sentença equilibrada, mas com algum exagero em matéria de pena, estava à espera de uma pena mais baixa”, disse o advogado, que informou que vai reunir-se com o seu constituinte, sendo “muito provável” que interponha recurso da sentença.

O recurso deverá dar entrada no prazo de dez dias, a partir do momento em que a sentença for depositada na secretaria do Tribunal, com “efeito suspensivo” sobre a decisão do juiz, o que deixaria Heriberto Rodrigues em liberdade até à decisão do Tribunal da Relação.

O advogado assistente da Caixa Económica, Ilídio Cruz, considerou ter sido uma “sentença justa e equilibrada” e que “não reflecte o sentido de vingança”, mas poderá fazer o ex-gerente reflectir sobre os seus actos.

Heriberto Rodrigues, que alegadamente mantinha o esquema de desvio de dinheiro desde 2001, foi detectado durante uma inspecção, em 2015, da qual resultou uma investigação policial que “comprovou ter lesado o banco em cerca de 280 mil euros”, além de “vários clientes” no país e no estrangeiro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 jan 2019 7:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 out 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.