Artigos sobre remessas

Remessas de emigrantes atingem recorde em 2024
As remessas dos emigrantes para Cabo Verde atingiram um recorde de 30,6 mil milhões de escudos em 2024, indicam dados consultados hoje pela Lusa, no Dia Internacional das Remessas Familiares.

Remessas de trabalhadores cabo-verdianos em Portugal totalizam quase 100 ME anuais - ministro
As remessas dos trabalhadores cabo-verdianos em Portugal totalizam anualmente cerca de 100 milhões de euros, disse este domingo à Lusa o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

Remessas de emigrantes diminuíram de 2022 para 2023
16 de Junho marca o Dia Internacional das Remessas Familiares. Banco de Cabo Verde destaca “crescimento constante” das remessas em Cabo Verde.

Exportação nacional de peixe enlatado aumenta 17%
A exportação de peixe enlatado aumentou 17% nos primeiros quatro meses deste ano, comparando com o mesmo período de 2023, segundo dados do banco central, consultados hoje pela Lusa.

Remessas em divisas dos emigrantes cabo-verdianos desceram 4,3% em 2023
As remessas em divisas dos emigrantes cabo-verdianos desceram 4,3% em 2023 face ao ano anterior, de acordo com dados do Banco de Cabo Verde (BCV) consultados hoje pela Lusa.

Quem são e como vivem os imigrantes em Cabo Verde
A comunidade estrangeira e imigrada em Cabo Verde representa 2,2% da população total residente no país. Alta Autoridade para a Imigração, através do 1º Relatório sobre a População Estrangeira e Imigrantes em Cabo Verde 2022 quis saber quem são, o que fazem, quais as condições de vida dos imigrantes, o seu acesso a diferentes serviços, bem como as suas percepções sobre a permanência, integração social e perspectivas futuras.

Remessas enviadas por emigrantes caíram 8,5% no primeiro trimestre
Os emigrantes enviaram para o arquipélago 6.602 milhões de escudos de remessas no primeiro trimestre deste ano, uma quebra homóloga de 8,5%, face a 2022, após consecutivos crescimentos, conforme dados compilados hoje pela Lusa.

“Estamos fora, mas não podemos ficar de fora”
As remessas e a captação de investimento junto dos emigrantes têm sido o foco das políticas de Cabo Verde, mas faltam estratégias para o médio prazo assim como mudar a ênfase para as questões do desenvolvimento. Esta foi uma das conclusões do colóquio promovido este sábado pela tertúlia Nôs e Nôs Terra.

Remessas dos emigrantes aumentaram mais de 37% em 2021
Os emigrantes cabo-verdianos em Portugal lideraram o forte crescimento no envio de remessas em divisas para o arquipélago, disparando mais de 37% em 2021, segundo dados do Banco de Cabo Verde (BCV), que reconhece o "altruísmo" da diáspora.

Emigrantes cabo-verdianos com recorde de remessas
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 22,1% em 2021, para um recorde superior a 25.833 milhões de escudos, segundo dados do banco central.

Remessas enviadas pelos emigrantes para Cabo Verde cresceram quase 40% até Setembro
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago cresceram quase 40% em 2021, até Setembro, para quase 20.718 milhões de escudos, segundo dados do banco central.

Remessas enviadas por imigrantes em Cabo Verde aumentaram 4,5% até Junho
As remessas enviadas pelos imigrantes em Cabo Verde para os países de origem aumentaram 4,5% no primeiro semestre, para mais de 1.469 milhões de escudos, segundo dados do banco central cabo-verdiano.

Remessas valeram mais que investimentos e ajuda oficial em 2020 – Banco Mundial
As remessas dos emigrantes a nível mundial suplantaram o valor do Investimento Direito Estrangeiro e da ajuda oficial para os países mais pobres no ano passado, marcado pela pandemia de covid-19, segundo o Banco Mundial.

Remessas: Emigrantes enviaram cerca de 55 mil contos por dia para Cabo Verde
Os dados dizem respeito a três trimestres de 2020. Assim, até Setembro, as remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 3,1%, face ao mesmo período de 2019, o equivalente a cerca de 55.132.500 escudos diários, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

Destaques da edição 890
Esta semana o destaque principal da edição do Expresso das Ilhas vai para a situação económica das famílias cabo-verdianas que dependem das remessas dos emigrantes.

Emigrantes aumentaram em 13,5% remessas enviadas até Junho
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 13,5% no primeiro semestre do ano, face a 2019, para o equivalente a 480 mil euros por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

Remessas dos emigrantes cabo-verdianos sobem 26%
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 26% até Março, para o equivalente a mais de 60 mil contos por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

Remessas de emigrantes cabo-verdianos em 2019 apontam para novo recorde
As remessas enviadas pelos emigrantes para Cabo Verde, de Janeiro a Novembro de 2019, os 17.434 milhões de escudos, aproximando-se de um novo registo máximo, segundo dados oficiais.

Destaques da edição 927
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com o economista Joseph Martial Ribeiro: “Sem um ecossistema institucional adequado, os privados não se chegam à frente”.

Remessas de emigrantes caíram 1,1% no primeiro trimestre do ano
As remessas de emigrantes caíram 1,1% no primeiro trimestre, para 4.011 milhões de escudos, segundo dados de um relatório de Agosto do Banco de Cabo Verde.
mais