Edição 1146

PorExpresso das Ilhas,15 nov 2023 0:02

A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista a Nilton Santos, Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas de Santiago.

Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, Nilton Santos, faz um retrato da situação da empresa e os desafios que se lhe colocam num futuro próximo. As dificuldades de abastecimento, o estado das redes de transporte e abastecimento e o roubo de água são os principais entraves à sustentabilidade da empresa.

Também em destaque está mais uma edição do Cabo Verde Ocean Week que, por estes dias, decorre no Mindelo.

O evento combina painéis temáticos com actividades abertas à comunidade, porque “o mar é de todos”.

Falamos também sobre a participação de startups nacionais na edição deste ano da Web Summit cujo tema é a Inteligência Artificial. A Web Summit tem um recorde de 2600 startups, 10 delas são cabo-verdianas e podem ser visitadas no stand E304. Cabo Verde regressa ao maior certame mundial para continuar a promover as Ilhas Tecnológicas da África Ocidental.

Ainda na área das novas tecnologias damos destaque à segunda parte da reportagem sobre os nómadas digitais.

África está a atrair cada vez mais nómadas digitais e Cabo Verde está também na corrida para aliciar os trabalhadores remotos. O primeiro objectivo é ser um país modelo a nível da sub-região e depois subir para o escalão global. Para já, há duas cidades que se destacam entre os melhores destinos do continente: Praia e São Vicente.

Esta semana falamos sobre uma profissão que poucos conhecem: os técnicos de tanatopraxia, as pessoas que se dedicam a preparar e conservar corpos humanos após a morte. Embora seja uma área observada com bastante tabu, é essencial para que o “último adeus” preserve a dignidade da vida. O Expresso das Ilhas foi conhecer de perto o trabalho destes técnicos e os bastidores da preparação de um cadáver.

A ler, igualmente, os textos de opinião ‘Por uma cultura política de rigor e honestidade intelectual’ da autoria de Amílcar Spencer Lopes e ‘O humor de Rocca Vera-Cruz na desconstrução da vida quotidiana mindelense’, da autoria de César Monteiro.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 nov 2023 0:02

Editado porAndre Amaral  em  15 nov 2023 16:44