Governo autoriza aval de 65 milhões de escudos à CABNAVE

PorSheilla Ribeiro,25 abr 2024 9:24

O Governo aprovou, por meio de uma resolução publicada no Boletim Oficial desta quarta-feira, 24, um aval à CABNAVE - Estaleiros Navais de Cabo Verde, S.A., para garantia de um empréstimo bancário no valor de 65 milhões de escudos junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN).

Conforme o documento consultado hoje pelo Expresso das Ilhas, o prazo global da operação é de 63 meses, conforme os termos aprovados pelo banco e que já está a vigorar.

O Governo informa que a empresa está em processo de remodelação e reestruturação do seu estabelecimento industrial, focando na aquisição de novos equipamentos e na melhoria das operações de docagem e reparação de navios para aumentar a sua capacidade de produção.

Para viabilizar esses investimentos e executar o seu plano de actividades e orçamento previsto para 2024, a empresa busca um financiamento bancário no montante de 65 milhões de escudos.

A CABNAVE é uma empresa de capitais públicos fundada em Maio de 1980 e tem como principal objectivo a reparação naval de navios de médio e grande porte, contribuindo assim para a segurança marítima e o desenvolvimento socioeconómico do país, conforme o Governo.

“A actividade de reparação naval tem um grande impacto nos sectores dos transportes marítimos e da indústria pesqueira, que constituem áreas estratégicas e de elevada importância para dinamização e crescimento da economia nacional, em consonância com as políticas do Governo estabelecidas no Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS)”, lê-se.

Autoria:Sheilla Ribeiro,25 abr 2024 9:24

Editado porAndre Amaral  em  5 mai 2024 6:20