​Guterres apela ao diálogo para resolver tensão entre Etiópia e Somália

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 jan 2024 16:37

O secretário-geral da ONU apelou hoje ao diálogo para resolver a crescente tensão entre a Somália e a Etiópia sobre o acordo de Adis Abeba com a Somalilândia, região somali autoproclamada independente, para o acesso ao Mar Vermelho.

"Esperamos que haja um diálogo para ultrapassar a situação atual", disse António Guterres numa conferência de imprensa, após a cerimónia de abertura da 3.ª Cimeira do Grupo dos 77 (G77) + China Sul, em Kampala.

"Somos sempre guiados pelos nossos princípios de unidade, soberania e independência dos países, incluindo a Somália", disse o chefe da ONU na capital do Uganda.

As tensões começaram a 01 de janeiro, quando as autoridades da Etiópia e da Somalilândia assinaram um acordo para garantir o acesso da Etiópia, país sem litoral, ao Mar Vermelho.

O pacto permitiria a Addis Abeba obter uma base naval permanente e um serviço marítimo comercial no Golfo de Aden através de um acordo de arrendamento de vinte quilómetros de costa por cinquenta anos.

Em troca, segundo o Presidente da Somalilândia, Muse Bihi Abdi, a Etiópia reconheceria internacionalmente o território como um país independente, embora Adis Abeba tenha afirmado que ainda não avaliou este pedido.

O presidente da Somália, Hassan Sheik Mohamud, considerou o pacto ilegal e anulou-o.

A União Africana (UA), a União Europeia (UE) e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) - um bloco de oito países da África Oriental - apelaram a um desanuviamento das tensões através do diálogo.

Os líderes da IGAD reuniram-se na quinta-feira na cidade de Entebbe, a cerca de 30 quilómetros de Kampala, para discutir o conflito, entre outras questões.

No final da cimeira extraordinária, os líderes da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento sublinharam que a Etiópia não pode assinar acordos com a Somalilândia sem a aprovação da Somália.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 jan 2024 16:37

Editado porFretson Rocha  em  22 jan 2024 8:15

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.