Numa mensagem na rede Truth Social,Trump fez referência ao seu slogan 'Make America Great Again' (Tornar a América Grande Novamente) e lembrou que a sua política tarifária está a conseguir reverter o défice comercial dos Estados Unidos com muitos países.
"Hoje, a maré virou completamente e os Estados Unidos conseguiram conter esta avalanche de tarifas usadas contra si", disse o Presidente norte-americano na mensagem, poucas horas antes do prazo de 01 de Agosto estabelecido para os governos de todo o mundo concluírem acordos com os EUA.
Trump agradeceu ainda aos seus "grandes advogados" que o ajudaram a definir a política tarifária que diz ter "salvado os Estados Unidos".
"Se o nosso país não fosse capaz de se proteger a si próprio usando tarifas contra tarifas, estaríamos 'mortos', sem hipótese de sobrevivência ou de sucesso", escreveu o líder norte-americano, na rede social.
"Há um ano, éramos um país morto, agora somos o país mais 'quente' em qualquer lado do mundo. Parabéns a todos", acrescentou Trump.
Nas últimas semanas, o Presidente norte-americano assinou uma série de acordos e impôs novas tarifas como parte da sua estratégia comercial externa, incluindo com vários países e organizações aliados, como a Coreia do Sul, Indonésia, Vietname, Filipinas, Japão e a União Europeia (UE).
Embora mantido o prazo de 01 de Agosto para que países firmem acordos que evitem tarifas adicionais, vários parceiros já formalizaram entendimentos parciais que estabelecem tarifas menores em troca de concessões bilaterais.