Avião da Guarda Costeira já está em Cabo Verde

PorAndre Amaral,11 abr 2025 16:29

Avião da Guarda Costeira chegou durante a tarde desta sexta-feira ao aeroporto da Praia. Aeronave vai permitir a realização de evacuações médicas e operar na área da vigilância e segurança marítima.

“É um momento muito importante”, destacou a ministra da Defesa, Janine Lélis, em declarações à comunicação social após a chegada do Beechcraft King Air 360 ER.

“O país possui agora uma plataforma que lhe vai permitir fazer o patrulhamento e a vigilância marítima, que vai lhe permitir fazer busca e salvamento e que também vai lhe permitir fazer evacuação médica de urgência. São funções essenciais, missões essenciais, mas também vai reforçar a soberania do Estado em relação ao seu espaço aéreo e vai nos colocar num posicionamento muito diferente daquilo que já estávamos habituados”, prosseguiu a ministra.

A chegada da aeronave além de “reforçar a soberania do Estado em relação ao seu espaço aéreo” vai permitir a Cabo Verde passar a ser “provedor de segurança a nível da região e isso traduz uma forte aposta nossa na modernização das Forças Armadas”, destacou ainda Janine Lélis.

A nova aeronave da Guarda Costeira chegou “registada e com certificado de aeronavegabilidade” e ficará “para já” baseada no aeroporto da Praia. “Mas o plano estratégico vai ser desenvolvido. Temos agora que perspectivar a aviação militar em numa outra dimensão e tudo está sendo desenhado para perspectivar também o futuro que nós vamos ter pela frente”, esclareceu Janine Lélis.

Já Domingos Correia, Coordenador da Comissão de Implementação da Aeronáutica Militar, defendeu que a partir de agora o país, “com esta aquisição, deu um grande salto qualitativo em matéria de defesa, em matéria de segurança, sobretudo no que diz respeito à segurança marítima”, adiantou reforçando a ideia já avançada por Janine Lélis de que Cabo Verde passa agora a poder desempenhar um papel de “provedor da segurança” com a chegada deste equipamento.

“Nós podemos providenciar a segurança, não só para nós, não só para a nossa zona económica exclusiva, porque esta aeronave tem capacidade para cobrir até o Golfo da Guiné. E como normalmente as missões de segurança marítima são missões conjuntas, podemos perfeitamente integrar de uma forma efectiva esse tipo de missões”.

O novo avião da Guarda Costeira

Construído pela norte-americana Beechcraft o King Air 360 ER que agora entra ao serviço da Guarda Costeira deveria ter chegado a Cabo Verde em Outubro de 2024

Segundo informações avançadas pela empresa no seu site tem uma velocidade de cruzeiro máxima de 303 nós (561 km/h), uma capacidade de carga de cerca de 3 toneladas e um alcance máximo de 2.690 milhas náuticas (cerca de 4.982 km) sem reabastecer.

Leia também: “Novo avião da Guarda Costeira vai ser vital para a segurança marítima em Cabo Verde” - ministra da Defesa

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,11 abr 2025 16:29

Editado porAndre Amaral  em  12 abr 2025 17:20

pub.

GIF Rotation

Rotating GIF Banner

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.