Artigos sobre Provedor da Praia
Mortes nas estradas de Cabo Verde diminuíram, mas ainda persistem desafios
Entre 2022 e 2023, Cabo Verde registou uma notável redução de 6,43% no número de mortes nas estradas, de acordo com dados fornecidos pela Direção-Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR). No entanto, os utentes das vias apontam que o transporte de carga continua a representar um desafio para a segurança.
Parques infantis públicos da Praia são poucos e em “franca degradação”
Na Cidade da Praia, as crianças enfrentam um desafio quando se trata de encontrar espaços públicos adequados para brincar e se divertir. A escassez de parques infantis, playgrounds e praças adaptadas é evidente, deixando os pequenos com poucas opções de lazer ao ar livre. Em contraste com a situação precária dos espaços públicos, alguns estabelecimentos privados têm começado a investir em parques infantis com brinquedos cada vez mais sofisticados, com opções de entretenimento atractivas para as crianças, além de equipamentos modernos e bem conservados.
Exercício da Cidadania que já dura sete anos
Criado em 2016, pelo engenheiro civil João Benício Cardoso, o Provedor da Praia tem dado nestes sete anos voz aos praienses através da publicação, na sua página do Facebook, de queixas e denúncias dos problemas da cidade que vão desde o mau atendimento nas diferentes instituições públicas e privadas aos trabalhos inacabados das empresas de água, electricidade e telecomunicações que dão um aspecto pouco estético à cidade.
IGAE recomenda atenção na compra de produtos congelados e embalados
A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) adverte os consumidores para prestarem atenção à aparência, cheiro, validade e disposição dos produtos nos estabelecimentos comerciais antes da sua aquisição. O alerta é reforçado quando a aquisição é referente aos produtos congelados e embalados, que nem sempre permitem uma prévia avaliação por parte dos consumidores.
"Provedor da Praia” salta das denúncias do Facebook para associação cívica
Uma página de Facebook tornou-se no maior local de denúncia dos problemas da capital e a adesão é tal que, mesmo com ameaças pelo meio, o “Provedor da Praia” passou este mês a associação cívica.
“Provedor da Praia” alerta para a falta de disciplina ambiental nas praias da capital
O Verão chegou e com ele o desejo de passar o dia nas praias. Entretanto, muitos acabam por poluir as zonas balneares, fazendo com que os lixos nos areais estraguem os momentos de lazer. Tudo isto leva o “Provedor da Praia” a apelar para mudança de comportamento. Um apelo que chega no Dia do Combate à Poluição que se assinala hoje, 14 de Agosto.
Destaques da edição 924
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Elísio Macamo, da Universidade de Basileia: “Os ODS são parte duma máquina de infantilização dos nossos países”. Elísio Macamo nasceu e cresceu em Moçambique.
mais