Artigos sobre João Cardoso
Exercício da Cidadania que já dura sete anos
Criado em 2016, pelo engenheiro civil João Benício Cardoso, o Provedor da Praia tem dado nestes sete anos voz aos praienses através da publicação, na sua página do Facebook, de queixas e denúncias dos problemas da cidade que vão desde o mau atendimento nas diferentes instituições públicas e privadas aos trabalhos inacabados das empresas de água, electricidade e telecomunicações que dão um aspecto pouco estético à cidade.
Associações praienses defendem medidas repressivas para que haja mais civismo
Muito se fala, na Cidade da Praia, da falta de civismo, sobretudo das crianças e jovens. Esta carência, segundo o sociólogo Adilson Semedo, é o prenúncio que a vida social vai ficar mais difícil, mais desgastante e mais perigosa. Por isso, a reportagem do Expresso das Ilhas ouviu a Associação Provedor da Praia e a Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais sobre a sua percepção da falta de civismo.
Taxa de pobreza em Cabo Verde aumenta de 26% para 31,7 com a pandemia da covid-19
A taxa de pobreza em Cabo Verde aumentou de 26% a 31% com a pandemia da covid-19, informou hoje o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Cardoso.
Novo Sistema de Contas Nacionais apresentado na cidade da Praia
O Novo Sistema de Contas Nacionais (SCN 2008) foi apresentado hoje na cidade da Praia, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Presidente do INE, Osvaldo Borges, explica que o SCN revê normas, classificações e regras de contabilidade.
Regresso às aulas: FECAP "à espera do melhor" mas "prepara-se para o pior"
A Federação Cabo-verdiana dos Professores (FECAP) espera que neste novo ano lectivo, que arranca a 1 de Setembro, todas as situações ainda pendentes da classe docente fiquem resolvidas, revelou hoje o responsável associativo, em entrevista à Rádio Morabeza.
Desemprego em Cabo Verde é estrutural - João Cardoso
O economista João Cardoso Pina considera que o desemprego em Cabo Verde é uma questão estrutural que resulta da falta da correspondência das habilidades dos trabalhadores, num país com “falta de emprego e de maquinarias”.
SINDEP exige “resolução total e imediata” da situação dos docentes
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) exige que o Governo resolva, de forma urgente, as situações pendentes da classe docente que ainda prevalecem. Em causa, entre outras questões, as reclassificações por realizar, desde Agosto de 2015, reenquadramento dos docentes do ensino secundário com formação superior e em regime de emprego com contrato a termo, publicação e pagamento dos subsídios pela não redução da carga horária.
Prosas Soletradas & Herdeiras da LU-A-SOL. Água de Gato
1. Nos tempos que correm nós temos que viver o tempo que é o nosso. Água de Gato é o local carregado de memória e de cicatrizes profundas, onde as mulheres encostam a cabeça aos ombros dos príncipes encantados a murmurarem uma voz felina dentro da voz d’outra alma ensimesmada. Há histórias d’amor com outros temperos e com atmosfera de prazeres não silenciados por uma sublime leveza de nuvens brancas. Lá, os olhos dormem aos pares apaixonados de costas voltadas. Mas, hoje, não podem voar como uma águia careca no Alasca; não podem suportar os ventos alísios d’outrora nas suas costas; nem como os ultramaratonistas do Sahara em Marrocos, porque as nádegas, os peitos, os seios – sobretudo – as bocas já não têm protecção dos dentes e nem a cana-cana dá para aquecer as gengivas, apesar dos rostos que salivam até que os lábios fiquem bruxuleantes. (Mas aos pares só peço para sorrirem com um bom dia ou boa noite através das janelas abertas aos céus). Ali, não há lágrimas de pares que nos prendem olhares e a sedução não vai morrer. Logo, pensei na história da “Beleza Banida” nos Camarões, onde mulheres são obrigadas a prender os seios de forma a fazê-los desaparecer. Pensei também na crueldade do hinduísmo dominante no Nepal onde nasceu a crença de que uma mulher menstruada é impura e transforma em impureza tudo aquilo em que toca. É a história da prática de “chhaupadi” (assim se chama). Bate, bate à porta de todas as jovens que crescem. E volta a bater, mês após mês, como angústia ou eterna predestinação, até à menopausa ou até que à morte antecipa o tempo. Tristemente, interroguei-me sobre a história da vida de jovens do Panje Project, que ensina às mulheres nas águas purpureu, em Zanzibar, a regra de desencorajá-las a aprenderem a nadar.
"Um caso de polícia"
Sem contemplações, a Federação Cabo-verdiana dos Professores classifica o caso dos cerca de 390 professores com paradeiro desconhecido como "um caso de polícia".
mais