Olavo Correia fez estas declarações à imprensa, na cidade da Praia, à margem da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento do Sector Financeiro (CNDSF).
O governante explicou que o hospital é uma prioridade para o país e que o estudo de viabilidade técnica, económica e financeira está “praticamente concluído”.
“O estudo já está praticamente pronto, na vertente técnica, nível de serviço, tipo de serviço que queremos prestar, mas também na vertente económica e financeira do investimento e da sua gestão”, afirmou Olavo Correia.
“Estamos em condições de, nos próximos dias, reunir em Conselho de Ministros para tomar uma decisão para o avanço em relação a este projecto”, assegurou o também ministro das Finanças.
Apesar de ainda não haver financiamento totalmente assegurado, o ministro garantiu que o Governo está a trabalhar activamente para montar as condições necessárias para a concretização do investimento.
“Os estudos estão bem avançados e, em breve, estaremos prontos para o arranque das obras”, acrescentou Olavo Correia.
O governante esclareceu ainda que a previsão inicial de conclusão em 2023 dizia respeito a um projecto privado, que não avançou devido à pandemia e a outras dificuldades.
Agora, continuou, trata-se de um projecto liderado pelo Governo, que está a ser desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio de técnicos cabo-verdianos espalhados pelo mundo.
O hospital será construído na cidade da Praia, na Ilha de Santiago, mas terá um impacto nacional, atendendo todos os cabo-verdianos e também turistas e residentes que procuram os serviços de saúde em Cabo Verde.
“Estamos comprometidos em entregar um projeto sólido, que venha a responder às necessidades do sistema de saúde nacional e que seja motivo de orgulho para o país”, concluiu o vice-primeiro-ministro.