Artigos sobre Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Liberdade de imprensa é condicionada em Cabo Verde – jornalistas recém-formados
Comemorou-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Cabo Verde destaca-se na região africana pelo ambiente de trabalho dos jornalistas. Apesar disso os jornalistas recém-formados consideram que a liberdade de imprensa no país é condicionada.
Liberdade de imprensa é direito fundamental, mas está mais ameaçada que nunca
A liberdade de expressão enquanto chave para o respeito de todos os outros direitos foi o mote para as celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Jornalismo continua a ser necessário, mas está em risco.
Presidente da AJOC diz que “maior desafio” para a liberdade de imprensa no País é a precariedade laboral
O presidente da Associação de Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) disse hoje que o “maior desafio” para a liberdade de imprensa em Cabo Verde é a “precariedade laboral”, sublinhando que se trata de um “problema sério”.
Edição 1118
No dia em que se assinala mais um Dia Mundial da Liberdade de Imprensa o Expresso das Ilhas faz manchete com duas reportagens sobre este tema.
Governo aponta "sucesso compartilhado" na comunicação social
O Governo sublinhou hoje o "sucesso compartilhado" no sector da comunicação social e disse que o país vive um ambiente de liberdade no exercício da profissão de jornalista, não obstante os "altos e baixos".
PR considera que é preciso trabalhar para evitar retrocessos nos indicadores da liberdade de imprensa
O Presidente da República (PR) considerou hoje que é preciso trabalhar para evitar eventuais retrocessos nos indicadores relativos à liberdade de imprensa, e recuperar posições no ranking mundial, uma vez que informação livre e plural é essencial à prática da Democracia.
Derrogação do Acordo de Pescas entre Cabo Verde e a União Europeia com decisão final nas próximas semanas
A União Europeia esta a trabalhar para a derrogação do Acordo de Pescas entre Cabo Verde e a União Europeia. Declarações da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, proferidas hoje, à margem da conferência comemorativa do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala esta segunda-feira, 3 de Maio.
AJOC bate na tecla da necessidade de “reformas urgentes” no sector da Comunicação Social
Comemora-se a 3 de Maio o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Isso, numa altura em que o último relatório do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras (RFS) informa que Cabo Verde desceu de 25º para 27º lugar desse ranking. Para o presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Carlos Santos, esta queda não constitui uma surpresa para a associação que representa visto que, afirma, tem vindo a chamar a atenção para a urgência das reformas nos sector da Comunicação Social.
José Manuel Fernandes: “Todo o jornalismo deve ser jornalismo de investigação”
No dia em que se comemora a liberdade de imprensa, a AJOC (Associação de Jornalistas de Cabo Verde) convidou o antigo director do Público e actual administrador do jornal online Observador, para vir à Praia falar de jornalismo de investigação no contexto da desinformação. Num mundo diferente, onde a informação deixou de estar exclusivamente nas mãos dos órgãos de comunicação, José Manuel Fernandes deixou a mensagem que só com qualidade se pode marcar a diferença.
Guterres afirma que “uma imprensa livre é essencial para a paz”
O secretário-geral da ONU declarou que “uma imprensa livre é essencial para a paz, a justiça, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.”
“Ameaças” contra liberdade de expressão e de imprensa não condizem com democracia e liberdade de “todos”, diz a UE
A alta representante da União Europeia (EU) disse ontem que a liberdade de expressão e de imprensa estão “ameaçadas” e considerou que os ataques contra os meios de comunicação social e jornalistas são contra a democracia e a liberdade de “todos”.
mais