Artigos sobre Federica Mogherini
Alargamento da UE é "uma questão de segurança"
A ex-chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, defendeu hoje que o alargamento da União Europeia (UE) é uma necessidade no atual contexto geopolítico e que não deteta "qualquer proposta concreta para desmantelar" o espaço comunitário.
Jorge Carlos Fonseca pede apoio urgente da UE para Moçambique. UE diz-se "totalmente mobilizada"
Depois dos pedidos endereçados à CEDEAO e à União Africana, o presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca faz agora um apelo urgente à União Europeia para continuar a ajudar Moçambique e outros países afectados pelo ciclone Idai.
Parlamento Europeu reconhece Guaidó como “Presidente interino legítimo”
O Parlamento Europeu reconheceu hoje Juan Guaidó como o “Presidente interino legítimo” da Venezuela e exortou a União Europeia (UE) e os seus Estados-membros a assumirem uma posição semelhante, enquanto não for possível convocar eleições presidenciais.
Crise na Venezuela é uma das "urgências" da diplomacia da UE
A alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança considerou hoje que a crise política e humanitária na Venezuela é uma das "urgências" que a diplomacia comunitária deverá enfrentar a curto prazo.
“Ameaças” contra liberdade de expressão e de imprensa não condizem com democracia e liberdade de “todos”, diz a UE
A alta representante da União Europeia (EU) disse ontem que a liberdade de expressão e de imprensa estão “ameaçadas” e considerou que os ataques contra os meios de comunicação social e jornalistas são contra a democracia e a liberdade de “todos”.
Bruxelas propõe abertura de negociações de adesão com Albânia e Macedónia
A Comissão Europeia propôs esta terça-feira ao Conselho (Estados-membros) a abertura de negociações de adesão com a Albânia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia, dados os progressos alcançados por estes dois países dos Balcãs Ocidentais.
União Europeia insta Moscovo, Teerão e Ancara a fazerem respeitar tréguas
A União Europeia instou hoje a Rússia, a Turquia e o Irão a intervirem junto do regime sírio e dos rebeldes para a suspensão dos combates na Ghouta oriental, permitindo distribuir ajuda humanitária e retirar pessoas.
Netanyahu convencido que UE vai seguir decisão de Trump
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel "torna possível a paz" e disse estar convencido que a União Europeia acabará por adoptar a mesma posição.
mais