Artigos sobre Acordo de Livre-Comércio
Acordo de livre comércio em África tem de beneficiar todos senão é rejeitado - secretariado
O líder do secretariado do acordo de livre comércio em África defendeu hoje que o acordo de livre comércio em África tem de beneficiar todos os sectores da população, sob pena de ser rejeitado pelos cidadãos e fomentar extremismos políticos.
Cabo Verde é o 41.º país do Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Africana
Cabo Verde tornou-se o 41º Estado-membro a depositar o instrumento de ratificação do Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), anunciou hoje a União Africana (UA).
Acordo de Livre Comércio em África importante para estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde – Alexandre Monteiro
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse hoje que o Acordo de Livre Comércio Continental Africano (ALCCA), que cria o mercado único africano, é um acordo importante para a estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde.
Acordo de livre comércio em África adiado para 2021 – ONU
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) anunciou esta terça-feira que o acordo de livre comércio, cuja entrada em vigor estava prevista para Julho, foi adiado para, pelo menos, 01 de Janeiro de 2021.
Infraestruturas e acordo de livre comércio são prioridades do BAD para 2020
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, elegeu os temas do financiamento das infraestruturas e o apoio à concretização do acordo de comércio livre como as principais prioridades do banco este ano.
“Sem um ecossistema institucional adequado, os privados não se chegam à frente”
Planificar e preparar a infra-estruturação para dela tirar o melhor proveito possível. Ideia defendida pelo economista e engenheiro civil Joseph Martial Ribeiro. Autor de três livros sobre gestão de projectos e defensor das parcerias entre Estado e privados, este cabo-verdiano, residente em Luanda, alerta para a necessidade de um quadro institucional credível, que aposte na eficiência.
O livre-comércio em África: desafios e oportunidades
Num artigo anterior tem se debatido sobre as vantagens que África procura através do acordo de livre-comércio (o “Acordo”); neste artigo a pretensão será de abordar as dificuldades inerentes a operacionalização do mesmo, e proceder a uma análise sumária dos riscos e oportunidades para a economia cabo-verdiana.
O Acordo de Livre-Comércio em África: a equação continental
O Acordo de livre-comércio (o “Acordo”), que criou a zona de livre-comércio continental – de sigla inglesa AfCFTA para African Continental Free Trade Area - foi assinado em Kigali, Ruanda, em 21 de março de 2018 por 44 países, com o objetivo de remover as barreiras tarifárias entre as economias do continente e fomentar o comércio intrarregional. No dia 7 de julho passado, em Niamey (Níger), foi promulgada a fase operacional do AfCFTA com a Nigéria – maior economia e maior população do continente – a se juntar aos demais países signatários, perfazendo um total de 54 países dos 55 da União Africana, ficando fora apenas a Eritreia.
Afreximbank cria fundo para apoio a zona de livre-comércio em África
O African Export-Import Bank (Afreximbank) vai criar um fundo de mil milhões de dólares para apoiar a implementação do acordo para a criação da zona de livre-comércio em África, segundo um comunicado da organização.
mais