Infraestruturas e acordo de livre comércio são prioridades do BAD para 2020

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 jan 2020 9:44

Akinwumi Adesina
Akinwumi Adesina

​O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, elegeu os temas do financiamento das infraestruturas e o apoio à concretização do acordo de comércio livre como as principais prioridades do banco este ano.

"No final de contas, este acordo vai ser a maior coisa a acontecer em África, e é por isso que resolvemos, enquanto banco, focar a nossa atenção e os recursos neste ano", disse o banqueiro em declarações à imprensa em Abuja, a capital da Nigéria.

"Vamos também continuar a fazer muita coisa na infraestrutura; estamos a trabalhar muito na autoestrada que ligará Lagos a Abidjan, cuja construção vai começar em 2022, mas o trabalho já está a ser feito", acrescentou Adesina, salientando ainda que uma grande aposta será feita também na energia, considerada "a fonte do desenvolvimento".

Para o banqueiro nigeriano, que se candidata a mais um mandato à frente do BAD, o desempenho económico dos países africanos no ano passado foi muito positivo.

"Basicamente, tivemos 37 a crescer entre 3 e 5%, e 20 países que crescem acima de 5%, isto é incrível", disse, apontando que o investimento directo estrangeiro no continente cresceu 11% em 2019.

"Quando olhamos para a Ásia, que cresceu 4%, e para o mundo, que teve uma queda de investimento directo estrangeiro de 13% e os países desenvolvidos uma descida de 23%, temos de admitir que África está, na verdade, a portar-se muito bem", salientou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 jan 2020 9:44

Editado pormaria Fortes  em  24 set 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.