Artigos sobre Comissão Económica para África

São Tomé e Príncipe quase a deixar de ser considerado país subdesenvolvido
País dos PALOP já está recomendado para graduação. Há mais cinco países africanos em lista de espera e que poderão subir na classificação em 2021, como confirmou em Marraquexe Adam Elhiraika, director da divisão de política macroeconómica da Comissão Económica para África.

São necessárias opções políticas para aumentar as receitas públicas
São seis as acções para conseguir se conseguir um financiamento sustentável, segundo o relatório económico África 2019, apresentado este sábado em Marraquexe.

Boas políticas e tecnologia, as chaves para a resiliência financeira de África
“A mensagem principal que estamos a deixar é que África pode melhorar as suas receitas fiscais entre 11% e 20% do PIB. Basta pôr em prática melhores políticas fiscais, melhorar a cobrança de impostos, parar os fluxos ilícitos e usar a tecnologia para aumentar a colecta. E sabemos como fazê-lo”, disse Vera Songwe, Secretária Executiva da Comissão Económica para África (ECA)

Oportunidades e desafios para a política fiscal na era digital
Os governos já começam a usar soluções digitais para a política tributária e de despesas, para a gestão financeira pública e para a prestação de serviços públicos. Se usada com cuidado, a digitalização pode ajudar os governos a melhorar as políticas fiscais e a avançar mais rapidamente em direcção à meta de crescimento inclusivo.

Zona de Comércio Livre em África perto de acontecer
No primeiro aniversário da assinatura do acordo de Kigali (21 de Março de 2018) a Etiópia tornou-se o 21º país a ratificar os instrumentos que instituem a Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA). Falta apenas mais um país sancionar o acordo para que o projecto possa arrancar.

África à procura do auto-financiamento
Foi com um apelo aos países africanos para melhorarem a sua política fiscal e expandirem a sua base tributária para poderem financiar seus processos de desenvolvimento que abriu a 38ª reunião do Comité de Peritos da Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico, em Marraquexe, Marrocos.

África tem de crescer três vezes mais para cumprir a Agenda 2063
3,2 em 2018, 3,4 em 2019, 3,8 em 2020. Estas são as previsões de crescimento económico para o continente entre o ano passado e o próximo, mas não chegam, como concluiu o ultimo relatório sobre a situação económica e social em África, apresentado esta quarta feira em Marraquexe, na abertura da 52ª sessão da Comissão Económica para África.
mais